Esse blog recebe o nome de sociedade olho de Hórus, pois tem o intuito de compartilhar conhecimento, fornecer meios para que as pessoas possam questionar a tudo e a todos, não se conformando com fatos e versões que simplesmente nos são impostas há milênios, séculos ou mesmo fatos recentes que foram propositalmente destorcidos ou alterados para um determinado interesse.
Esse é um dos mais poderosos símbolos que já existiu, ao meu ver é um sinônimo de conhecimento e libertação, algo que existe há 5.000 anos, sendo poderoso até os dias atuais.
Sua história, a do Deus-Sol do Egito, por volta de 3000 a.C., é o Sol, antropomorfizado, e a sua vida é uma série de mitos alegóricos, que envolvem o movimento do Sol no céu.
Dos antigos hieróglifos Egípcios, muito foi descoberto sobre este Messias Solar. Por exemplo, Hórus, sendo o Sol, ou a luz, tinha como inimigo o Deus "Set", e Set era a personificação das trevas ou noite. É importante frisar que "Trevas vs. Luz" ou "Bem vs. Mal" têm sido uma dualidade mitológica onipresente e que ainda hoje é utilizada em muitos aspectos.
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça.
Depois da sua recuperação, o olho foi restaurado por Thot. Além do olho propriamente dito, desenhado com traços bem marcados, o amuleto apresenta uma protuberância que reproduz a lágrima que normalmente brilha na face daquela ave de rapina.
Hórus será sempre Rei dos Vivos e Osíris, sempre Rei dos Mortos. Um se torna o Outro e o Outro se torna o Um, num ciclo eterno de morte e ressurreição, pois, de fato, eles são iguais e a mesma divindade. "Eu e o Pai somos Um", como na mitologia cristã.
· Sua história foi escrita por volta do ano 3.000 a.C.;
· Nasceu da virgem Ísis;
· Seu nascimento foi acompanhado por Reis;
· Foi batizado por Anup (Anúbis), o qual foi degolado;
· Era uma criança prodígio;
· Teve doze discípulos e viajou com estes;
· Conhecido como o caminho, a verdade e a vida;
· Andou sobre as águas;
· Foi traído por Tifão;
· Foi invejado e considerado Rei dos egípcios;
· Sua morte, bem como sua crucificação em nada tem a ver com o pregar na cruz, e sim pela forma com que sobrevoava o mundo, já que era o Deus com cabeça de falcão.
Resumindo, esse símbolo chamado de Olho de Hórus, é uma referência direta às fontes mais antigas (egípcias) dos conhecimentos ocultistas, esotéricos e alquímicos, sendo que, em última análise, simboliza poder, domínio, riqueza e vida no além. Para o ocultismo, rosacruciano, cabalista, teosófico e gnóstico, entre outros. O Olho de Hórus também é muito utilizado por ordens Maçônicas, como o "olho que tudo vê", e por várias ordens de cunho hermético, Gnóstico e esotérico. O Simbolismo está diretamente ligado ao poder do “olho que tudo vê”, da capacidade de enxergar além das máscaras e dessa forma ganhar grande proteção.
Remete também ao sol, origem da vida, simbologia que tudo se percebe, que visualiza o mundo e as forças divinas, simboliza a experimentação da consciência para encontrar a verdade.
É a implacável acuidade do olhar justiceiro, ao qual nada escapa, da vida íntima ou da vida pública. Traz proteção, ampliação da visão, restauração e força, saúde, prosperidade, indestrutibilidade do corpo e a capacidade de renascer.
Esse olho é tão importante na crença egípcia quanto o terço e o crucifixo são na religião católica. Além de desenhado prodigamente em papiros e paredes de túmulos, era também esculpido na forma de amuletos que acompanhavam a múmia.
É também um símbolo relacionado à vitória contra os traiçoeiros. Nas tradições neo-pagãs o Olho de Hórus tem como função primordial favorecer a "evolução" do terceiro olho, sendo utilizado em amuletos, livros e objetos ritualísticos como símbolo de proteção, de elevação da sensibilidade energética e acima de tudo como um emblema daqueles que possuem dons relacionados à Visão (clarividência).
Atualmente, o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo.
A função deste blog é fazer pensar, não criticar ou simplesmente negar as cousas, por isso a visão, simbolizada pelo olho de Hórus, está tão associada a observar, analisar os fatos, as evidências, e traçando uma linha racional, como ensinou Descartes em seu racionalismo, a partir de observar e aprender sobre tudo tire suas próprias conclusões, só assim sairá da escuridão da ignorância, desprendendo-se dos grilhões, alegoria para os medos e preconceitos, saindo enfim da caverna (mito caverna Platão), pois a luz do conhecimento o guiará, ao ver o mundo com seus próprios olhos e não com os alheios, uma nova realidade se apresentará.