"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

sábado, 7 de julho de 2012

SERIA A BÍBLIA UM PLÁGIO SUMÉRIO?


Sem dúvida, a Bíblia  influenciou e influencia o mundo, entretanto, o que poucos sabem é que as narrativas bíblicas na verdade são compilações de textos muito mais antigos, vamos sair da caverna:

 

Em 1849 foi descoberto diversos tabletes de argila, com inscrições cuneiformes sumérias, sendo a primeira civilização do mundo, aparentemente influenciaram outros povos, refletindo tanto na mitologia grega, quanto na hebraica.
Tais documentos estavam nas ruínas na região da Mesopotâmia,  e pertenciam à biblioteca de Assurbanipal - o último grande rei do Império Assírio, o qual inspirou Alexandre o Grande a construir a famosa biblioteca de Alexandria.

Alguns textos relatam a Epopeia de Gilgamesh, composta de doze cantos com cerca de 300 versos cada um, é provavelmente o mais antigo texto literário escrito pelo homem, por volta do fim do terceiro milénio antes de Cristo.

Gilgamesh, cujo nome significa "o velho que rejuvenesce", foi rei da Suméria e fundador da cidade de Uruk (antiga cidade que se situava a 270 Km a sul de Bagdade) por volta de 2700 a.C.

Na Epopéia de Gilgamesh temos a criação do homem.
GILGAMESH

O povo de Uruk, descontente com a arrogância e luxúria do rei Gilgamesh, exige dos seus deuses a criação de um homem que fosse o reflexo do rei, e tão poderoso quanto ele para que pudesse enfrentá-lo e redimi-lo. O deus Anu, ouvindo o lamento da população, ordenou a Aruru, deusa da criação, que fizesse Enkidu:

“A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu”.(SANDARS, 1992, p. 94)..     

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.(GENESIS, cap. 1, ver. 26).

“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.(GENESIS, cap. 2, ver. 7).

Na Teogonia de Hesíodo, por volta do século VII a.C.,  descreve que o Titã Prometeus criou o homem fazendo um molde de barro e soprando-lhe vida, mas lhe faltava vida espiritual. Prometeu, então, roubou uma centelha do fogo divino para animar sua criatura.
Enkidu foi criado inocente, longe da malícia da civilização, vivendo entre as criaturas selvagens e compartilhando a natureza com elas:

“Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água”.(SANDARS, 1992, p. 94).

“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. (GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).

O Rei Gilgamesh, sabendo da existência de Enkidu, incube uma missão a uma das prostitutas sagradas do templo da deusa Ishtar (deusa do amor e da fertilidade): seduzir Enkidu e trazê-lo para dentro das muralhas de Uruk. Enkidu deixou-se seduzir pela rameira e perdeu sua inocência, além de seu poder selvagem, tornando-se conhecedor da malícia do homem. Arrependido, lamenta-se, mas a rameira consola-o enfatizando as vantagens desta nova vida que está por vir:

“Enkidu perdera sua força pois agora tinha o conhecimento dentro de si, e os pensamentos do homem ocupavam seu coração”.(SANDARS, 1992, p. 96).

“Olho para ti e vejo que agora és como um deus. Por que anseias por voltar a correr pelos campos como as feras do mato?” (SANDARS, 1992, p. 99).
                       
“Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (GENESIS, cap. 2, ver. 5).

Tentação e  o  pecado original, o conhecimento, sempre associando a uma forma pejorativa da figura feminina.

Enkidu, já na cidade de Uruk, enfrenta o rei Gilgamesh em combate. Vencendo-o, é reconhecido pelo rei como irmão, pois este jamais havia enfrentado alguém com tamanha força. Formando-se então uma grande amizade que protagoniza grandes aventuras e tragédias ao longo da epopéia.
GILGAMESH VS ENKIDU

 Discução entre Gilgamesh e Enkidu:

“… tu, um mercenário, que depende do trabalho para obter teu pão!” (SANDARS, 1992, p. 119).

“… maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida”.(GENESIS, cap. 3, ver. 16).

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado”.(GENESIS, cap. 3, ver. 19).

Os heróis matam o monstro Humbaba, cortando-lhe a cabeça. Fato que irritou o poderoso Enlil (deus da terra, do vento e do ar universal), que exigiu a vida de um dos heróis pelo insulto.

Enlil enfurecido com a atitude do mortal decide enfim qual dos dois heróis deverá morrer. Enkidu então adoece e, sucumbindo à doença, impulsiona o rei Gilgamesh a sua missão final: a busca da imortalidade.
               
Gilgamesh parte em busca da imortalidade, e para isso, precisa obter este segredo dos deuses com o imortal Utnapishtim (Noé do Gênesis).  Ao encontrar Utnapishtim, ouve que este não poderá lhe tornar imortal, mas poderá revelar ao herói como se tornará um e conta sobre o dia em que os deuses, desgostosos com a sua criação (a humanidade), resolveram eliminá-la da terra:

“Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.” Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana”.(SANDARS, 1992, p. 149).

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.(GENESIS, cap. 6, ver. 5).

“A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”.(GENESIS, cap. 6, ver 11). 

“Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.(GENESIS, cap. 6, ver 7). 

Ea (deus da água doce e da sabedoria, patrono das artes e protetor da humanidade), avisa Utnapishtim, em um sonho, das intenções de Enlil e orienta-o de como sobreviver à catástrofe que estaria por vir:

“... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”.(SANDARS, 1992, p. 149-151).
“Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento, de cinqüenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro”. (GENESIS, cap. 6, ver 14-16). 

“… entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo”.(GENESIS, cap. 6, ver. 18).


Enlil então envia uma tempestade de grandiosas proporções, fazendo com que toda a terra desaparecesse sobre as águas:

“Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(...) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra.” (SANDARS, 1992, p. 151-153).
“… nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as portas do céu se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites”.(GENESIS, cap. 7, ver. 11-12).

E toda a humanidade foi exterminada:

“… agora eles (humanos) flutuam no oceano como ovas de peixe”. (SANDARS, 1992, p. 152).
“Assim foram exterminados todos os serem que havia sobre a face da terra …” (GENESIS, cap. 7, ver. 23).
                  
    
Com o passar dos dias, a tempestade ameniza-se e o dilúvio começa a serenar:

“Na alvorada do sétimo dia o temporal vindo do sul amainou; os mares se acalmaram, o dilúvio serenou”.(SANDARS, 1992, p. 153).

“Deus fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas. Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva do céu se deteve”. (GENESIS, cap. 8, ver. 1-2).

Após a calmaria do grande oceano que se formara, Utnapishtim solta uma pomba para ver se há terra firme para que então possa desembarcar:

“Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco”.(SANDARS, 1992, p. 153).
UTNAPISHTIM OU NOÉ?
“Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca, e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas sobre a terra. Depois soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra; mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias, e de novo soltou a pomba for a da arca. A tarde ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda mais sete dias, e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele”.(GENESIS, cap. 8, ver. 6-12).


Após a bonança, já em terra firme e grato ao deus Ea por ter lhe salvo a vida, Utnapishtim prepara um sacrifício aos deuses:

“Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses”.(SANDARS, 1992, p. 153).
“Então Noé removeu a cobertura da arca, e olhou, e eis que o solo estava enxuto”.(GENESIS, cap. 8, ver 13).

“Levantou Noé um altar ao Senhor, e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.(GENESIS, cap 9, ver 20).


Os hebreus, possivelmente muito antes de seus períodos de cativeiro na Babilônia e Assíria, já tiveram contato com as lendas e mitos sumério-acadianos e que por várias razões, os utilizaram na formulação de suas próprias lendas, o que sugere que seu deus, Jeová, toma por empréstimo características de deuses como Anu, Enlil e Ea, seja criando a terra e o homem, seja julgando-os por seus atos, seja compadecendo-se de seu povo e os protegendo.


O livro de Jó foi escrito depois do Exílio Babilônico. Sabemos que o povo judeu, tendo retornado a Israel com a permissão de Ciro, rei persa, no ano 538 a.C, assimilou muitos costumes dos persas, a religião persa do  Zoroastrismo , tem-se a figura do bem lutando contra o mal. Surgem ai figuras como Satanás e Lúcifer.

Por isso  foi a cobra (Anjo Samael) que seduziu Adão e Eva, e não Lúcifer ou Satanás, pois os hebreus ainda não tinham tido contato com os persas, e tal figura não existia.


O PRIMEIRO HOMEM


O termo Adamu, significa "imagem" no texto sumério  é repetido intacto no texto bíblico, não sendo apenas um indício da origem sumério-mesopotâmica da história do Gênesis sobre a criação do Homem.
OS DEUSES CRIANDO OS HUMANOS EM JARROS DE BARRO

Adamu seria o primeiro criado para trabalhar para os deuses ou alienígenas do passado, na mineração de ouro.



A COMPANHEIRA DE ADÃO

O roubo do fogo divino por Prometeu, trouxe a ira de Zeus, que armou uma armadilha: mandou o filho de Hera, o deus coxo e ferreiro Hefesto,  plasmar uma mulher ideal, fascinante, ao qual os deuses presentearam com alguns atributos de forma a torná-la irresistível.
CRIAÇÃO DE PANDORA POR HEFESTO

Esta mulher foi batizada por Hermes como Pandora,  (pan = todos, dora = presente) e ela recebeu de Atena a arte da tecelagem, de Afrodite o poder de sedução, de Hermes as artimanhas e assim por diante. Pandora foi dada de presente para o atrapalhado Epimeteu, que ingenuamente a aceitou, a despeito da advertência de seu irmão Prometeu.

A vingança planejada por Zeus estava contida numa jarra, que foi levada como presente de núpcias para Epimeteu e Pandora. Quando esta, por curiosidade feminina, abriu a jarra e rapidamente a fechou, escaparam todas as desgraças e calamidades da humanidade, restando na jarra apenas a esperança.
Prometeu, foi castigado sendo preso pelas inquebráveis correntes de Hefesto no meio de uma coluna, e uma águia de longas asas enviada por Zeus comia-lhe o fígado imortal. Que no dia seguinte tornava a crescer. Teria sido assim eternamente se não fosse por intervenção de Herácles (Hércules), que matou a águia como consentimento de Zeus.


A BRIGA ENTRE IRMÃOS

Dois irmãos de origem divina que brigam entre si, saindo um vencedor e o outro morto, não é exclusividade bíblica, na Eneida de Virgílio, Rômulo e Remo, os fundadores míticos de Roma, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia, descendente de Eneias. A data de fundação de Roma é indicada, por tradição, em 21 de abril de 753 a.C.

Temos também Gilgamesh que briga com seu irmão Enkidu.          

RÔMULO E REMO SENDO AMAMENTADO PELA LOBA

CRIAÇÃO DO MUNDO

O Enûma Eliš , é o mito de criação babilônico:

Quando no alto não se nomeava o céu,
e em baixo a terra não tinha nome,
do oceano primordial (Apsu), seu pai;
e da tumultuosa Tiamat, a mãe de todos,
suas águas se fundiam numa,
e nenhum campo estava formado, nem pântanos eram vistos;
quando nenhum dos deuses tinha sido chamado a existência,

ENUMA ELIS

São várias as similaridades entre a história da criação no Enuma Elish e a história da criação no Livro do Génesis. O Génesis descreve seis dias de criação, seguido de um dia de descanso, enquanto que o Enuma Elish descreve a criação de seis deuses e um dia de descanso.
 Em ambos a criação é feita pela mesma ordem, começando na Luz e acabando no Homem. A deusa Tiamat é comparável ao Oceano no Génesis, sendo que a palavra hebraica para oceano tem a mesma raiz etimológica que Tiamat.

Segundo Hesiodo, ao escrever a Teogonia, por volta do séc. VII a.C., as ninfas teriam soprado em sues ouvidos toda a historia, bem parecida com a biblia ditada pelo espirito santo

"tudo se inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros (atração amorosa), Tártaro (escuridão primeva) e Érebo. Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano (céu), que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs...."


Elohim do hebraico antigo significa algo no plural pra majestades ou deuses, por isso temos:





FONTE:
http://www.klepsidra.net/klepsidra23/gilgamesh.htm
http://ateuligente.blogspot.com.br/2012/04/ateu-prova-biblia-vem-do-politeismo-da.html
SANDARS, N. K. A epopéia de Gilgamesh. São Paulo: Martins Fontes, 1992

55 comentários:

  1. Seu post me lembrou a Torre de Babel; Sim, aquela que está em Gênesis, não a novela. O dilúvio narrado na Epopéia de Gilgamesh, por exemplo,é apenas uma descrição entre as 250 registradas, descrições essas, presente em povos sem ligação nenhuma entre si. Pelo menos para mim, se encaixa naquele "mito" em que diferentes grupos humanos se dispersaram e perderam os vínculos. Daí tais semelhanças e diferenças sobrepujantes nessas narrativas que você citou em relação à Gênesis. É a minha opinião. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu um detalhe importante, Gilgamesh e sua epopeia são muito mais antigos que a bíblia, ou mesmo o cristianismo...

      Excluir
    2. Argus Valgard - Esqueceu também que a bíblia nada mais é do que a torá dos judeus, tirando apenas o novo testamento, e os hebreus, egípcios e mesopotâmicos foram as primeiras civilizações da humanidade, ou seja, esses povos viviam completamente "juntos".

      Excluir
    3. Os povos sumérios são a primeira civilização que se tem noticia, inventores da escrita e da roda.

      Excluir
    4. Os povos sumérios são a primeira civilização que se tem noticia, inventores da escrita e da roda.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pelos comentários Ana, sugestões, críticas ou opiniões, são sempre bem vindas, abraços...

      Excluir
  3. Bom, basicamente achei fascinante o conhecimento acerca de Samael. Em geral, todas as pessoas desconhecem que esse é o verdadeiro nome para o diabo dentro da mitologia judaica; e que sua função era a de simplesmente exercer os desígnios do próprio Deus. Ainda sem falar em sentido literal, esse anjo era o responsável pelo Sheol, o reino dos mortos, e chamado de o Principe deste mundo e também, o Arconte. O domínio desse mundo foi ganho por ele justamente no momento em que os homens cederam à sua tentação. Muito embora todas as crenças católicas antigas tenham se baseado nessa visão dualista de forças do bem e do mal em conflito, Deus e Samael na Bíblia não se odeiam ou são forças antagônicas. Samael odeia a raça humana e questiona a criação de Deus, pondo o seu próprio pescoço em risco. Lúcifer, é o nome pelo qual os romanos chamavam o planeta Vênus e só foi colocado na Bíblia no século V, na tradução para o Latim das Escrituras, conhecida como Vulgata. Essa palavra substitui a expressão "estrela da manhã".
    Embora sejam somente lendas, toda a mitologia judaica tem sido mal interpretada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe no tanakh tal informação sobre samael ser a serpente ou muito menos satanás, isso se não estou enganado é invenção dos judeus místicos.

      Excluir
  4. Excelente comentário, parabéns Alexandre, obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  5. estranho todas religiões levarem aos céus!

    ResponderExcluir
  6. todas religioes realmente levaram todos a jesus, no entanto, uns salvos e outros condenados principalmente aqueles que não creem nele como salvador e distorcem a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até mesmo Jesus Cristo não escapa desse mito. Alguns cientistas inclusive diz que o Jesus como pessoa tenha existido mas o Jesus na Bíblia é uma construção histórica dos deuses egípcios como horus entre outros mitos mais antigos,é só pesquisar.

      Excluir
  7. Outras cópias:
    O Jardim do Éden
    Um ser criando o mundo em seis dias e descansando no sétimo, depois de ter criado um paraíso e colocado dois humanos nele. Lembra algo?
    Provavelmente sim, porém não é da Bíblia que estamos falando aqui.
    Na verdade essa história remonta de documentos que datam 10 séculos antes de Cristo, ainda na época em que o Império Persa era grande, muito tempo antes da Bíblia aparecer.
    O zoroastrismo (religião persa) também tem uma história de um homem que vivia no paraíso e que foi seduzido por uma mulher, recebendo como pena a expulsão do lugar divino em que vivia.
    Após isso ele foi tentado por uma cobra, que lhe oferecia a vida eterna e ele acabou pecando contra seu deus.
    Homem, mulher, paraíso, expulsão, cobra traidora. Hum…

    Anjos de demônios
    Hierarquia entre anjos e demônios, luta entre bem e mal, pessoas com auras em sua volta.
    Enfim, todas essas características que vemos muito na Bíblia também tiveram origem na antiga religião persa, que foi a primeira a ter registro desses seres e da luta deles.

    A Trindade
    Apesar de ser uma religião puramente monoteísta, ou seja, acredita em apenas um deus, o cristianismo prega uma trindade, citando o Pai, Filho e Espírito Santo.
    Essa divisão em três entidades celestes foram copiadas religiões que a precederam, onde era comum esse tipo de organização divina:
    Amun, Re, e Ptah na religião egípcia.
    Anu, Enlil, e Ea na religião suméria.
    Ishtar, Baal, e Tammuz na religião babilônica.

    Arca de Noé
    Deus aparece e fala para um homem que haverá uma grande inundação e que ele precisa construir um barco de madeira, com seis decks, onde colocará os mais diversos animais.
    Depois dessa grande chuva, ele ficará no topo de uma montanha e pássaros encontraram as terras secas.
    Você pode até pensar que estamos falando da famosa história da Arca de Noé, mas na verdade estamos falando de Utnapishtim um dos contos da Epopeia de Gilgamesh, um livro que data o século VIII a.C.
    Muito tempo antes de alguém pensar em escrever a Bíblia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o jardim do edem existil de verdade mais nao foi feito por um deus e sim por um rei que se julgava um genio por ser muito criativo enves de coletar frutos na selva e caçar anmais começou a plantar e colher arvores frutiferas e criar animais e tambem contruil um inorme palaçio no meio da lavoura tai deus eo rei plantas e animais a criaçao um casu para cuidar do platio tipo um caseiro de fasenda depois da invençao da escrita relatarao estas proesas diluvio pode ter vindi de uma forte enchente itsuname ou terremoto talves ate a queda de um pequeno asteroide no mar historinhas para boi dormir

      Excluir
    2. o jardim do edem existil de verdade mais nao foi feito por um deus e sim por um rei que se julgava um genio por ser muito criativo enves de coletar frutos na selva e caçar anmais começou a plantar e colher arvores frutiferas e criar animais e tambem contruil um inorme palaçio no meio da lavoura tai deus eo rei plantas e animais a criaçao um casu para cuidar do platio tipo um caseiro de fasenda depois da invençao da escrita relatarao estas proesas diluvio pode ter vindi de uma forte enchente itsuname ou terremoto talves ate a queda de um pequeno asteroide no mar historinhas para boi dormir

      Excluir
  8. isso as igrejas não divulgam né?kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IGREJA EA VERDADEIRA CASA DO DIABO E TUDO QUE DO CAPETA O POVO ADORA CABARE DROGA CACHÇA MULHERES DA BUNDA GRANDE FESTADINHEIRO E CARROES IMPORTADOS TUDO ISSO OS PASTORES ESTAO CORRENDO ATRAZ E TOMANDO TUDO ATE AS MULHERES DOS IRMAOS UM PASTOR DESSE EM UM VIDIO QUE 99 NOVE DAS MULHERES QUE ELE CANTA ELE PEGA

      Excluir
  9. Perdi meu tempo! Pesquisa ridícula. Datações erradas, desconhecimento total das religiões pagãs e do cristianismo. Achei que podia agregar conhecimento, mas é só uma pesquisa oportunista. Não vou me ater a desmentir cada item, pq seria perda de tempo. Quem quiser saber é só pesquisar, mas só pra mostrar um fato: o Pentateuco, que são os 5 primeiros livros da bíblia (e que tem as histórias da criação do mundo, jardim do éden e outras) foram escritos, em grande parte, por Moisés no séc. XIII a.c. ou seja, 1.300 anos antes de Cristo, então, como todos os estudiosos do assunto já afirmaram o zoroastrismo copiou as histórias dos judeus e não o contrário!
    Sejam responsáveis e pesquisem antes de divulgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo anônimo, o gênesis não foi plagiado do zoroastrismo, e sim da mitologia suméria, acho que nao prestou atenção e acabou confundindo, acontece qdo quando se le com a mente fechada ou pré conceito sobre o assunto...

      Excluir
    2. amigo, te informaram, que os 10 mandamentos da bíblia, foram retirados do livro dos mortos dos egípcios?? e acredito que vc saiba muito bem, que moisés, dese bebê, foi educado e criado fielmente pelas leis egípcias... e como principe do egito, por ser filho do Rei, era fadado a conhecer de todas as formas todas as leis, e todos os mandamentos egipcios. Ele apenas usou seu conhecimento e sabedoria que obteve como Principe, para comandar o povo pelo deserto, ele era um lider egípcio, e se tornou um Lider Hebreu.

      Excluir
    3. A própria figura de Moisés, de acordo com alguns estudos, foi inventada, nunca se achou indícios de sua existência, bem como do êxodo pelo deserto, os 40 anos, nenhum fragmento da passagem dos hebreus foi localizado até hoje, as pessoas em tempos de necessidades/aflições acreditam no que elas querem acreditar...

      Excluir
    4. ENFIAR A VERDADE NA CABEÇA DE UM IDIOTA E PERDA DE TEMPO NAO EXISTE REGISTRA DE MOISES FORA DA BIBLIA OS EPICOS DE GILGAMESH REMONTA 3000 MIL ANOS ANTES DE CRISTO OS DEZ MANDAMENTOS DE MOISES EXISTE ATE NO LIVRO DOS MORTOS E JESUS EO NATAL COMEÇOU COM TAMUZ E SIMIRAMES

      Excluir
  10. Cara, interessante! Mas é o seguinte; a leitura nessa pagina toda poluída é muito ruim. As letras brancas entrelaçadas em todas essas luzes torna difícil a leitura pois temos de fazer muito esforço para continuar lendo.,

    ResponderExcluir
  11. Cara, interessante! Mas é o seguinte; a leitura nessa pagina toda poluída é muito ruim. As letras brancas entrelaçadas em todas essas luzes torna difícil a leitura pois temos de fazer muito esforço para continuar lendo.,

    ResponderExcluir
  12. O interessante da GNOSE ALERTA e dar crédito a deuses andrógenos, ou seja, homens mesclados com animais. É sabido que o Diabo sempre quiz ser Deus e teve tempo suficiente para criar mentiras para enganar os homens como sempre fez. Porque esses deuses antigos permitiram a destruição de seus adoradores ? o verdadeiro Deus existe e sempre existirá, e o dia o Senhor dos Exércitos, do Deus Vivo virá e nesse dia todos prestaram conta por suas blasfêmias. Digo a vcs que não sou evangélico, antes de me rotularem como fanático. O Deus verdadeiro, criador dos ceús e da terra venceu os ídolos e no dia do juízo não ficará pedra sobre pedra e todos templos e ídolos que estão sobre a terra serão destruídos e todos serem se ajoelharem perante o Deus Altíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere sentado. Ou ajoelhado, no seu caso...

      Excluir
    2. O deus considerado verdadeiro é aquele imposto pelo povo vencedor.
      Assim o Cristianismo, ao dominar maior parte do mundo, impôs seu deus como verdadeiro. Mas a aná lise histórica revela que o deus judaico-cristão-muçulmano é tão real quantos os deuses dos romanos, gregos, persas, babilônios, egípcios, sumérios, etc.

      Excluir

  13. Independente de crermos ou não naquilo que rola pra dominar e manipular as multidões uma coisa é certa: religiões são instrumentos de DOMESTICAÇÃO q vão surgindo na medida da necessidade p controlar a mente humana. Surgiram misturadas aos governos deste mundo para impor o medo através de suas conjecturas absurdas, que qualquer mente livre de preconceitos e com sabedoria entenderia!
    Veja só: um exemplo clássico de absurdo q tem na bíblia, entre muitos outros: sabemos que mistério da vida não se critica... -> crianças que nascem hermafroditas! O que são? Pessoas que Deus resolveu punir? A FAMILIA? É claro que não! Milhares de pessoas morrem todos os dias e vc se atreveria a dizer que elas pecaram? Quantas injustiças acontecem todos os dias? Vamos acordar pra realidade, a bíblia sendo plagio ou não sempre vai tá escrita com sangue de gente inocente. Esta escrita lá! N sou eu q digo! É só vc seguir o próprio conselho q ela da: buscais conhecimento. É um livro que tenho em casa mas n vivo ele como regra de minha vida! Só sei de uma coisa, tem muitas pessoas sendo enganadas simplesmente porque o dinheiro vale uma mentira, pra encher bolso de malandro por ai! -Bíblia-Domínio-Dinheiro-Crime-Poder-Persuasão-Corrupção-Chacina<<---
    Meus caros leitores, antes de julgarem essas palavras, leia a bíblia, por favor! Creio na certeza que digitei nada mais que conhecimento acumulado pela humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "CONHECEREIS A VERDADE , E ELA TE LIBERTARÁ" "NÃO VIM TRAZER A PAZ , MAS A GUERRA" ESTAS PALAVRAS SÃO DO PERSONAGEM JESUS CRISTO.

      Excluir
    2. Jura???Nossa, Jesus é um monstro hipócrita de bipolar.
      Ou ele poderia estar falando de "guerra santa", não aquela travada pela igreja católica(se bem q com a atuação do estado islâmico hoje o povo crítica a católica é por não te-los dizimados, visto q na época tal como hoje havia grandes massas de muçulmanos endiabrados),mas guerra contra o mal.E quando digo mal, não se trata do mal sobrenatural,mas do mal natural......
      As avarezas,homicidios,mentiras,corrupcoes,charlatanismo,libertinagem,inveja,odio,enfim,ele dizia trazer uma guerra contra isso,e que quem for cristão também deverá fazer parte,e está guerra poderá ser travada mesmo contra Famílias,amigos,etc,logico.....contra o mal que estanneles e em nós.
      Rapido demais Seu julgamento.

      Excluir
  14. Desde que o formou as sociedades pelo mundo sempre existiu MANIPULAÇÂO......ela esta em todos os lugares ,...............A biblia tambem que durante os anos e anos foi manipulada e mal traduzida ,entao antes de criticarem o blog e os comentarios que possuem enfase faça o dever de casa ......Existem verdades relativas ,Existem verdadedes verdadeiras ,mas não existe verdades absolutas ............tudo e uma junção de ideias e estudos onde voce agrega oque quiser ............e segue o seu proprio caminho .................a salvação não vai vim dos ceus voce e sua propria salvação

    ResponderExcluir
  15. Lembrando que nossa biblia e torá nada mais que plagiada dos sumerios...que vem contando as mesma historias distorcida de tempo em tempos...nos temos um elo pedido ou uma grande lacuna na criaçao da civilizaçao humana...este conhecimento foi varrido da terra e so deixou pistas...para um quebra cabeça.Para quem gosta de ler ,procura o livro de Enoque...é um livro que foi banido da biblia pelos cristoes e hebreus , por contar a criaçao de maneira diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENOCH (Enoque) escreveu ao todo 200 livros. Enoque não morreu, mas subiu ao céu (para outro planeta(?), em uma grande nave espacial.Assim como aconteceu com o profeta Elias. Os Livros (desconhecidos) de Enoque foram entregues por ele ao seu filho para que os guardasse e os divulgasse à humanidade depois do Dilúvio. Suspeita-se que esses livros estejam guardados ainda hoje sob uma das grandes pirâmides do atual Egito.

      Excluir
  16. Conhece esse livro? https://muralhasdaconsciencia.wordpress.com/2015/03/14/livro-prova-segundo-a-biblia-que-jesus-e-uma-grande-farsa-politica/

    ResponderExcluir
  17. Essa merda esta mais manipulado que a puta quel paril em tenho o PDF da epopeia de Gilgamesh e não tem nada haver com oque voces falam https://docs.google.com/document/d/1KQRNR5gGiFc6_gVcPzT91az97CbLmgWtyxr4IDzZkuM/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  18. É importante lembrar que nenhum dos milhares de deuses apareceram. O mito sumério entre outros serviram de base para criarem o mito cristão. A verdade dói a quem é um cego religioso mas convenhamos, nenhuma religião soube explicar os dinossauros, que arqueológicamente comprovados existiram. Desejo melhoras aos fanáticos e paz independente de qualquer religião.

    ResponderExcluir
  19. OK, tudo bem,vcs venceram....
    A ideia é ilegítimar a Bíblia?
    Que seja.
    Os hebreus conviveram com os sumérios e -Egipcios e os copiaram não é?
    Também conviveram com os persas e os copiaram certo?
    Copiaram também de baal ,ok?
    Será que copiamos também o budismo?
    O contrário não é opção?
    Não poderíamos ter sido copiados em textos após os bíblicos?
    Quantos do Gilgamesh, dos persas , e filisteus realmente são autênticos a sua data suposta de milhares de anos antes?
    A partir de qd realmente a escrita se tornou tão eficaz e verossímil?
    Caso seja aversão a religião judaico-cristao,
    Então procurem outra q responda melhor q as escrituras os anseios,tribulacoes,aflicoes e registros históricos de acertos e erros humanos,assim como sua genealogia e linhagem de sucessão.
    Busquem a vontade por qual responderA as suas incertezas ,curiosidades e inquietudes e o que encontrarão será coisa alguma,com coisa nenhuma,como os mitos gregos de Zeus e Hércules, os nórdicos de odim e Thor, os sumérios de rah,o estranho panteão hinduísta, talvez o sistema taoísta que mistura divindades,demonios,feiticos e libertação dos desejos...(como é possível????).
    Também há o confuso entendimento de Confúcio misturando ora o governo obedecendo ao povo,ora o povo obedecendo ao governo,porem sendo leais primeiro a família,dps ao governo,em último, amigos(que confuso), e isto sem ter visão alguma dos pós vida,ou eternidade.
    Existe tambémbem o budismo com seu nirvana e libertação total dos sentimentos.....o tal vazio pleno....
    É também sem respostas por além desta vida a não ser um ciclo interminável de reincarnações ora como pessoas,ora como animais ou insetos, e por aí vai mais estranhezas....
    Também podem buscar iluminação e plenitude no islã que prega a..........
    .deixa p lá.
    O zoroastrismo nem vale a pena comentar ,visto q as bases de pesquisa aqui não levam em conta de forma nenhuma os históricos que confirmam ser os autos autênticos de zoroastra apenas alguns cânticos e poemas,sendo os demais acrescentado em forma de lenda muito após o cristianismo.Porem não desmerecendo zoroastra visto que sua doutrina antes de ser maculada por outras religiões era sim bem próximas dos desígnios da Bíblia, crendo então por achismo q talvez ele pudesse ter sido uma das inúmeras tentativas de Deus de passar como ele acha justo as coisas serem, antes do Cristo e que não foram bem sucedidas.
    Procurem por todas essas religiões e equiparem com seus raciocínios lógicos,inteligentes, e sensatos,como assim deve ser, qual religião demonstra um sistema perfeito,com respostas em todas as direções, finalizando com harmonia as leis humanas, a elevação do ser, e a certeza de uma continuação ,e livre das aflições tão nossas conhecidas.
    Agora se a intenção não é destruir apenas o cristianismo mas QUALQUER religião aceitando com isso o vazio infinito......
    Nesse caso não vou nem perder tempo aqui com supostas inteligências que acreditam que tudo o que há e em perfeito funcionamento é fruto acaso, do jogo de dados do universo que incrivelmente sempre acertou a face exata da criação das coisas, ou no niilismo para onde vamos onde tudo é nada e nada é tudo, ou simplesmente que tudo se resume a nascer,viver,morrer,sem nada a acrescentar( meio sem sentido e vazio isto n?os suicidas agradecemos).
    Cada um com sua crença,mas se for para ilegítimar o cristianismo ,que seja com coerência,registros, e com muito bom senso de análise da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é cristão?
      O que pensa dessas semelhanças da bíblia com outras religiões?
      Gostaria de saber sobre o que pensa sobre esse assunto.
      Outra pergunta para você Deus é um ser ou uma energia?

      Excluir
  20. O livro de Jó é a cópia do livro do Justo Sofredor Sumério. O interessante é que este livro fala da época em que os homens viviam na terra, mas há havia ainda a Lua no céu.
    No capítulo 40, fala da criação por "deus", do Beemot ou Behemoth, um ser gigantesco que destruia tudo em seu caminho... aí vem o interessante, o dr. A.E. Wilder Smith, bioquímico com 3 doutorados, estudante dos textos bíblicos, nos chama a atenção para o rabo do ser... do tamanho e largura de uma árvore de Cedro. Ou seja, era um dinossauro!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu já sabia de algumas coisas, mas aprendi mais hoje

    ResponderExcluir
  22. Quer vcs queiram ou não , Jesus vai voltar , quer acreditem ou não , cada um vai ter que prestar conta do que faz , mas ainda da tempo , Jesus morreu por vc e por mim , é só aceitar a graça que Cristo nos oferece. Nós somos falhos , mas Jesus foi perfeito e morreu no meu e no seu lugar , Ele te Ama e quer te salvar . O universo é tão imenso que nos sentimos tão insignificantes , que achamos que isso não pode ser possivel , um Deus que nos ama Assim a ponto de deixar o céu , nascer e morrer por nós . Mesmo não crendo nisso vc é importante pra Jesus Ele quer que viva eternamente ao seu lado.

    ResponderExcluir
  23. Jesus o bosta de Nazaré e a maior farsa mentirosa da humanidade

    ResponderExcluir
  24. Jesus o bosta de Nazaré e a maior farsa mentirosa da humanidade

    ResponderExcluir
  25. Interessante.. A doutrina espírita tem uma visão parecida sobre a construção do mundo diferente das escrituras

    ResponderExcluir
  26. Apenas ter o cuidado para não virarmos bitolados igual a eles

    ResponderExcluir
  27. Muito bom enredo.

    Só melhora a tua escrita: expõe melhor tuas ideias. Fora isso, parabéns.

    É um rasgo de imaginação e tanto. Prova sem erro a falácia que a cultura judaico-cristã sempre foi.

    ResponderExcluir