"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA

CONTINUANDO COM UM ASSUNTO DELICADO, CERCADO POR DOGMAS, VERDADES ABSOLUTAS E INCONTESTÁVEIS, SEGUE UMA EXPLANAÇÃO SOBRE AS CONTROVÉRSIAS DA BÍBLIA.


NA MINHA VISÃO A BÍBLIA NADA MAIS É DO QUE UM BORRÃO NUM QUADRO, ONDE CADA UM VÊ AQUILO QUE LHE INTERESSA, ESSE TEMA É DELICADO PORQUE DÁ-SE A IMPRESSÃO DE QUE QUALQUER COMENTÁRIO É NO SENTIDO PEJORATIVO, ENTRETANTO NÃO É ESSA MINHA INTENSÃO.

COMO LIVRO DE AUTO-AJUDA, SABEDORIA E FÉ, NÃO HÁ QUESTIONAMENTOS, AGORA ALGUMAS OBSERVAÇÕES NECESSITAM SEREM FEITAS.

A BÍBLIA FOI ESCRITA POR CENTENAS DE PESSOAS EM VÁRIOS SÉCULOS DISTINTOS, HISTÓRIAS COMO A DE MOISÉS QUE ACONTECEU NUMA ÉPOCA REMOTA, CERCA DE 1500 a.C,  E FOI REPASSADA ORALMENTE ADIANTE.
ESTÁTUA DE MICHELANGELO, FEITA EM 1513, ONDE POR UMA ERRÔNEA TRADUÇÃO O ESCULTOR PÔS CHIFRES EM MOISÉS.


CONVENHAMOS QUE ALGO ACONTECIDO HÁ ALGUMAS DÉCADAS, QUE CONTADO HOJE, PROVAVELMENTE SERÁ REDIMENSIONADO E ACRESCIDO QUANTO A SEU ACONTECIMENTO, DEPENDENDO DO INTERESSE CONTIDO, EXEMPLO PRA HISTÓRIA OS CARAS PINTADAS FICARAM COMO "OS QUE TIRARAM O COLLOR", QUEM VIVEU AQUELES FATOS, SABE QUE ERAM UM BANDO DE ALIENADOS, UTILIZADOS COMO MASSA DE MANOBRA DOS GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE IAM PARA O VALE DO ANHANGABAÚ SOMENTE PRA CURTIR OS SHOWS E MATAR AULA.

NA VERDADE COLLOR RENUNCIOU, MAS PELO TEATRO FEITO PRAS MASSAS, MESMO ASSIM SOFREU O "IMPEACHMENT". 
A BÍBLIA ESTÁ CERCADA DE ALEGORIAS, UTILIZADAS PARA ENALTECER E ENGRANDECER OS FEITOS NELA CONTIDOS, CITAREI SOMENTE ALGUNS, POIS SEGUNDO ESTUDIOSOS EXISTEM MAIS DE 2.000 CONTRADIÇÕES.



 VAMOS AOS FATOS:



 Ancestrais de Jesus

Lucas e Mateus listam os ancestrais de Jesus para provar que ele era da família de David, e assim tinha direito ao trono de Israel. A lista de Lucas (3:23-38) vai até Adão (!!) enquanto a de Mateus (1:1-16) só até Abraão.

As duas listas são diferentes. Já se contradizem até quanto ao avô de Jesus (Heli x Jacó). Claro que isto não tem nenhuma importância, pois José não é o pai de Jesus, já que José não“compareceu”. A genealogia de Lucas (3:35-36) também diverge do Gênesis (11:12).
Negando Jesus

Pedro negou Jesus para duas criadas e um grupo de pessoas (Mateus 26:69-74), ou duas vezes para a mesma criada e um grupo de pessoas (Marcos 14:66-71), ou uma criada e dois homens (Lucas 22:54-60) ou para uma criada, algumas pessoas e um servo do Sumo Sacerdote (João 18:25-27).


Hora da Crucificação

A que horas Jesus foi crucificado? Segundo Marcos 15:25, às nove da manhã. Segundo João 19:14-16, depois do meio-dia.


Quem carregou a cruz?

Segundo Marcos 15:20-24, Simão Cireneu. Segundo João 19:16-18, Jesus a carregou sozinho. Aliás, segundo textos que não foram incluídos na Bíblia, foi Simão Cireneu que morreu na cruz, enquanto Jesus olhava de longe. Os islamitas também acreditam nisto (Surata 4, versículo 157 do Alcorão).


Túmulo de Jesus

O túmulo de Jesus estava aberto (segundo Lucas 24:02) quando chegaram as mulheres (segundo Mateus 28:01, Marcos 16:01 e Lucas 24:10 que, aliás, citam mulheres diferentes, ou apenas Maria Madalena (João 20:01). Estava fechado, segundo Mateus 28:01-02. E viram um jovem ou dois jovens ou um anjo ou dois anjos, que estavam dentro ou fora do túmulo, em pé ou sentados. Havia mais de um guarda (Mateus 28:04). Em João 20, Maria Madalena só viu os anjos (e soube da ressurreição) quando voltou com os discípulos. Nos outros evangelhos o(s) anjo(s) já estavam lá na primeira visita.


Quem matou Golias?

Segundo 1 Samuel 17:50 foi David. Segundo 2 Samuel 21:19 foi Adeodato (ou Elanan, em outra bíblia).


 Necromancia
Em Levítico 20:27 proíbe-se o contacto com os espíritos ( “O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre eles”). Mas em 1 Samuel 28:05-28, o rei Saul consulta uma necromante, que lhe faz aparecer o falecido profeta Samuel.
Os 10 Mandamentos

Os mandamentos das primeiras tábuas da Lei, que Moisés quebrou (Êxodo 20), são diferentes dos das novas tábuas (Êxodo 34). E os 10 mandamentos da Igreja Católica são uma seleção das duas versões, sendo que, até a primeira metade do século XX, o sexto mandamento era “Não cometerás adultério” e não “Não pecarás contra a castidade”. Na verdade, não são 10 os mandamentos, são centenas, indo de preceitos religiosos a detalhes sobre vestimentas, rituais e culinária.



Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).

Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).


Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).
Proibição do roubo (Êxodo 20:15).

Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).


Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).

Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).

Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).


Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).

Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).

Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).

Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).


Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).

Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).


Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).

Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).


Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).
Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).

O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).

O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).


28 comentários:

  1. Seus texto são bons o difícil no seu blog é comentar pois está com problemas o seu comentário.
    os gigantes se formaram através do sinal de caim Deus fez caim ficar um gigante.
    passaram no dilúvio através das noras de noé elas tinham o gem deles.

    ResponderExcluir
  2. Bom obrigado por comentar, mesmo não se identificando, seu comentário está confuso, você está falando da origem dos gigantes? Cite a passagem que diz isso, fundamente melhor sua argumentação.

    ResponderExcluir
  3. O túmulo de Jesus estava aberto (segundo Lucas 24:02) quando chegaram as mulheres (segundo Mateus 28:01, Marcos 16:01 e "---Lucas 24:10---" que, aliás, citam mulheres diferentes, ou apenas Maria Madalena (João 20:01).

    vc cai em suas proprias explicações, não copie e cola, leia antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, só que ao criticar algo ou alguém deviria se identificar, para receber a resposta, não entendi onde caio em explicações, o que suponho que está dizendo qto a diferença nos textos, lembre-se que nem todas versões da Bíblia são identicas, pois são oriundas de traduções e interpretações diferentes....más obrigado por acompanhar o blog.

      Excluir
  4. tem que ler toda a biblia e seus textos antes de querer explicar contradições, é fácil falar em contradições quando se pega versiculos isolados ou pegar fontes não confiaveis e dizer que está tudo errado,engraçado se tem tatas contradições porque ainda passa pelo crivo e ultrapassa séculos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a biblia tem sim contradições pois cada livro foi escrito por pessoas diferentes

      Excluir
    2. acredito que atravessou séculos pelo fato de a igreja ter negado acesso à bíblia por séculos, e por outros mais séculos, ter queimado quem ousava contestar.

      Excluir
  5. Pachecocorap Oliveira sabe por que? Porque existe pessoas alienadas feito vc só isso.

    ResponderExcluir
  6. Submetidas as alegadas contradições da Bíblia à análise científica proporcionada pela maquinaria pesada da semântica, da sintaxe, da pragmática e da lógica, verifica-se que nenhuma dessas «contradições» é genuína. Todas são fabricadas pelo intérprete, pelo tradutor ou por ambos, através de uma operação ou manobra de acréscimo de texto que não consta no texto da Bíblia.
    Muitas dessas pessoas que dizem que a Bíblia tem contradições nem sequer sabem o que é a Bíblia. A Bíblia é um livro em língua hebraica (com alguns trechos em aramaico) e em língua grega, composto de contributos de cerca de quarenta escritores, começando por Moisés, no ano 1513 antes da nossa era, e terminando em João, no ano 98 da nossa era. Designemos por a esse livro, a Bíblia. Acontece que o objeto a tem sido traduzido para muitas línguas. Designemos por x uma qualquer das traduções de a. Observe-se que a e x são objetos distintos. Por exemplo, todo o x é posterior a a e nenhum x é escrito, nas mesmas passagens, na língua hebraica, aramaica e grega do tempo de a; ademais, a pode existir sem existir x, mas x não pode existir sem existir a, e a é absolutamente independente de x, sendo que nada do que afeta x afeta a. Ora, a simples inspeção ao site da Bíblia do Cético Comentada revela que aí se não trata do objeto a, a Bíblia. Aí se trata de um objeto x, que é distinto. A Bíblia não é um livro em língua portuguesa, nem em língua inglesa. Nestas línguas o que existe são traduções. Note-se até que há pelo menos uma organização religiosa que traduziu a Bíblia para a língua portuguesa e que, em vez de intitular essa obra Bíblia, ou Bíblia Sagrada ou Escrituras Sagradas, intitulou-a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. É uma tradução. Assim, as pessoas sabem o que têm em mãos. Por conseguinte, alguém que queira demonstrar uma inconsistência ou contradição na Bíblia tem de falar da Bíblia. Se, em vez disso, falar de uma tradução e, portanto, se passar de eventuais contradições, erros ou incongruências do objeto x para daí se concluir que existem contradições, erros e incongruências no objeto a, que é distinto de x e anterior a x, comete um vício lógico referenciado na literatura da especialidade como «falácia do espantalho», e seus argumentos não merecem a mínima credibilidade. Os proponentes e defensores de tais argumentos viciados pela falácia do espantalho expõem-se ao ridículo perante a comunidade científica, filosófica e acadêmica.
    (Continua no post seguinte)
    http://contradicoesdabiblia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSÉ LOPES→ umestranhononinho@hotmail.com15 de setembro de 2017 às 13:19

      Vóces tão perdendo tempo c'futilidades. O que ha de "real importância" na bíblia q'devem ser levadas a serio, são as "aberrações" que zombam da "logica", deixando qualquer "Inteligencia Estarrecida"... (umestranhononinho@hotmail.com → 14: 3032.1583)

      Excluir
  7. (Continuação do post anterior)
    Todo o raciocínio em que se baseia a Bíblia do Cético Comentada assenta nesta falácia do espantalho e, por isso, de uma só vez, fica demonstrado que a Bíblia do Cético Comentada nenhuma prova faz quanto a sequer uma qualquer alegada contradição de todas as alegadas contradições da Bíblia. O fracasso é completo.
    Adicionalmente, algumas dessas pessoas que dizem que a Bíblia tem contradições nem sequer sabem o que é uma contradição. As contradições são problemas lógicos e não problemas literários. Convém recapitular o que é uma contradição. A ciência que estuda as contradições é a Lógica. De acordo com a Lógica, uma contradição é uma frase, proposição ou fórmula do género «este homem casado é solteiro», «aquele animal é todo preto e todo branco», «desenhei um triângulo quadrado» ou «a Bíblia é divinamente inspirada e a Bíblia não é divinamente inspirada» ou «é proibido matar e não é proibido matar». Acresce que – como lembra a Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (de João Branquinho/Desidério Murcho, sob a entrada «Contradição» –, só existe contradição quando uma frase, proposição ou fórmula «é falsa em todas as interpretações», ou seja é falsa em todas as situações possíveis. Ora, as pessoas com conhecimentos científicos adequados sabem que a Bíblia não tem e não pode ter contradições, visto que, para isso, seria necessário (1) selecionar pelo menos duas frases da Bíblia, (2) demonstrar que cada uma dessas frases só pode ser verdadeira numa única situação; (3) demonstrar que não existe nenhuma situação em que ambas as frases sejam verdadeiras. Simplesmente, é impossível fazer a demonstração de (2) e (3). Na verdade, a Lógica e a Matemática ensinam-nos que há coisas que não existem. Por exemplo, não existem quadrados redondos, nem existe um número maior que os outros todos, e não existe nem é possível descobrir ou inventar um calmante que excite as pessoas. Semelhantemente, a Lógica e a Matemática, em particular a Teoria dos Conjuntos, ensinam-nos que é impossível encontrar contradições na Bíblia. Tentar encontrar uma contradição na Bíblia é a mesma coisa que tentar encontrar um homem solteiro que seja casado. Esta é a segunda razão pela qual os proponentes e defensores da tese de que a Bíblia contém contradições se expõem ao ridículo perante a comunidade científica, filosófica e acadêmica.
    Assim, mesmo que a Bíblia do Cético Comentada analisasse a própria Bíblia – e não uma tradução –, afastando, deste modo, a falácia do espantalho, o seu fracasso em provar qualquer contradição da Bíblia é sempre completo e absoluto, como a Lógica o demonstra.
    http://contradicoesdabiblia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixo aqui um resumo do texto do sr. Xavier: blábláblábláblá não importa o que seja dito, somente ele tem razão. Em terra de analfabeto funcional, quem domina "o verbo" é rei. E obrigado pela dica da bíblia do céptico, que aliás não sou. Nem céptico, nem tapado.

      Excluir
  8. Na minha opinião, a Bíblia não passa de pensamentos, de meros mortais, que expressaram os seus próprios conceitos, suas próprias crenças do é o certo ou errado, não existe uma prova que o que está na Bíblia é verdade...

    ResponderExcluir
  9. blilhante xavier bastos , contra dados e fatos não há argumentos ...

    ResponderExcluir
  10. Cada um acredita no que quer. Todos precisam de alguma coisa para se apegarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato: o MEDO, o TEMOR, a "Fuga do Desconhecido" leva ao APEGO, aa "Crença em PROTECAO"... Porém, "Acreditar ou Desacreditar" e' a mesmíssima Coisa: São 2 lados da mesma moeda. Só há 1 Saida: a COMPREENSÃO. Ou TEMOS CORAGEM pra COMPREENSAO da REALIDADE ou... ficamos recitando AMEEEMMMM pela Vida Afora !! → (umestranhononinho@hotmail.com→ 14: 3032.1583)

      Excluir
  11. Sem falar que quando Jesus chorou lagrima de sangue todos os dicipolos estavam dormindo.ora se eles dormiam quem viu Jesus chorar sangue à ponto de relatar isso?

    ResponderExcluir
  12. Sem falar que quando Jesus chorou lagrima de sangue todos os dicipolos estavam dormindo.ora se eles dormiam quem viu Jesus chorar sangue à ponto de relatar isso?

    ResponderExcluir
  13. Por mais que VC explique não vai conseguir fazer entender aos que Seguem uma tradição Milenar.(Infelismente).

    ResponderExcluir
  14. Por mais que VC explique não vai conseguir fazer entender aos que Seguem uma tradição Milenar.(Infelismente).

    ResponderExcluir
  15. Dono desse blog não passa de um pertubado sem Deus, a procura de conhecimento. Quer sabedoria verdadeira? Aceita a Jesus como seu único salvador e sai dessa vida maldita que vc leva! Jesus te Ama!

    ResponderExcluir
  16. Tá bom,para que perder tempo disponível discutindo biblia?

    ResponderExcluir
  17. Xavier Bastos parabéns pela explanação em defesa das escritura, ao blogueiro Gnose liberta, não perca tempo discutindo o que você não conhece aproveite a sua vida em algo que vai ser útil a enquanto vivo, porque quando a morte chegar e você se deparar com as verdades da Bíblia será tarde de mais. A Bíblia é a imutável palavra de Deus, quer queiram ou não ....

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que todos aqui que crêem nas escrituras sagradas estão errados, primeiro que se pedem pra usar o te pó útil pra acreditar em Deus ao invés de ficar postando mentiras em blogs então vocês também, senão não estaria aqui. Já é uma controvérsia.
    Segundo que se a Bíblia diz algo e em outras páginas diz o contrário desse algo, a controvérsia existe. Não há o que se discutir.
    Terceiro, se os cristãos nos dão palavra para seguir Deus pq vivemos no mundo do pecado, então não sabe o que é livre arbítrio. Já está contra a própria palavra de Deus.
    E por último: quem não acredita em Deus, não necessariamente vive de forma "errada" ou é uma pessoa ruim.
    Ao contrário, quem vive pregando guerras e batalhas são religiosos de plantão.

    ResponderExcluir
  19. A Bíblia depois da Inglaterra, passou a ser escrita de forma muito diferente, se tiverem curiosidade procurem sobre "A Bíblia Proibida".
    Não é possível que depois de milênios há pessoas que confiam piamente em escritos ao qual passou por gráfica até clandestinas, mãos erradas que mudaram coisa aqui e ali.. e ainda dizer que foi um ser divino quem a ditou. Francamente, isso tudo é mitologia e se algum cristão quiser explicar algo sobre a vida não citando parábolas de Biblos, eu agradeço.
    A maior experiência dá vida, é a vida, não letras numa folha cujo material é feito de forma a lembrar a antiguidade de sua origem. Cujo simbolismo está muito mais associado à veracidade de seu conteúdo.
    Deus diz isso e aquilo... É o que os pastores dizem para ludibriar e lavar mentes que precisam de reforma pra entender que o verdadeiro poder vem de nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior ABERRAÇÃO que ouvi na VIDA: "Bíblia Palavra de Deus" Se há um "Cara Sem Palavra", tá aí o Maior deles... Palavra e' "coisa nossa". E' a Ferramenta + Rudimentar" que conheço em Matéria d'Comunicacao... inventada pelo homem. E, curiosamnte, tá na bíblia pra qqr "tapado" VER !! Sinceramente, "creditar a palavra" a Deus e' a "Maior Estupidez" que pode admitir numa MENTE razoavelmente Sana. Nem precisa ser INTELIGENTE pra "Descobrir a Mediocridade" numa hipótese tão evidente... (umestranhononinho@hotmail.com→ 14: 3032.1583/9696.1041)

      Excluir
  20. Cada um deve acreditar no que quiser. Não ultrapassando os limites dos outros e garantido a nossa vida em sociedade. A Bília deve ser considerada um ensaio para o desenvolvimento humano. Se buscarmos nela tudo que for construtivo pra mim já é suficiente. Tais como: Amai ao próximo como a ti mesmo.
    Pra mim é só isso sem muita teoria.
    Abraços a todos !

    ResponderExcluir