"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O MISTÉRIO DOGON

mascara Dogon - Kanaga
Em Mali, noroeste da África, vivem os Dogons, uma tribo com cerca de 300 mil pessoas, espalhadas por volta de 700 aldeias, cuja origem é incerta, havendo teorias de que migraram da Líbia para Mali, ou talvez sejam descendentes dos egípcios.

Até aí seriam uma das milhares de tribos do continente africano, entretanto na década de 1930 antropólogos franceses ao pesquisarem a cultura Dogon, depararam com um grande mistério:
A mitologia da tribo remonta há 3.200 a.C, eles já sabiam que a Terra girava em torno do Sol, que Júpiter tinha Luas e que Saturno era cercado por anéis, e tudo da vida Dogon baseava-se em Sírius, que é a estrela mais brilhante vista aqui da Terra,  a cerca de 8,6 anos luz.

O calendário Dogon é um ciclo de 50 anos, período que Po Tolo ou Sirius B, na nomenclatura atual,  leva para fazer a translação em Sirius. 


Sabiam que Sirius B era menor que a Terra, porém muito mais pesada, nas lendas da tribo, Sirius B era tão pequena e tão pesada que todos os seres humanos juntos não conseguiriam carrega-la.
O mistério é que a estrela Sirius B não é visível ao olho nu, tendo sido descoberto em 1920, e somente confirmada e fotografada em 1970, e  usando o telescópio hubble, confirmaram que se tratava de uma estrela anã branca, extremamente densa, muito menor que a Terra, porém oito vezes mais pesada que nosso Sol, e também  estabeleceu que o seu período orbital de Sirius B é de 50,4 anos.

A grande pergunta é: como os Dogons tinham tais conhecimentos, de quem ou com quem eles o adquiriram?



Para os Dogons seu Deus criador  era Nommo, que significa  “associado à água... bebendo o essencial”, veio de Sirius, há cinco ou seis mil anos, o mesmo local em que os antigos egípcios acreditavam que Osíris também viera, a grande pirâmide também esta alinhada a Sirius.
Nommo - reparem que possui um crânio alongado (clique para ir pro artigo)


Nommo ou os Nommos, eram metade peixe , metade homens, segundo a lenda, os anfíbios Nommos viviam na água e os Dogons referem-se a eles como “senhores da água”, seriam eles reptilianos anunnakis



Segundo os Dogons esses seres teriam trazido conhecimento e ensinado a sociedade a se desenvolver. Deram também informações sobre planetas diferentes, como Júpiter e Saturno, por exemplo, fatos que só foram descobertos pelos ocidentais depois que Galileu inventou o telescópio.
Em 1977, o antropólogo francês Robert K.G. Temple, escreveu o livro The Sirius Mystery, fez conexões com outros povos que citam seres anfíbios ou répteis, como os babilônicos, que chamavam de Oannes, os acádios chamavam de Ea, e os sumérios Enki, e ao final concluiu que realmente civilizações do Oriente Médio tiveram contatos com seres extraterrestres a cerca de 5 mil anos, coincidentemente quando as primeiras civilizações surgiram.

Segundo os críticos, os Dogons tiveram contato com europeus no início do século XX, e estes passaram tais conhecimentos astrológicos, incrementando as lendas Dogons sobre Sirius com novíssimas informações. Só não conseguiram explicar os tabletes de argila Dogon de 400 anos com inscrições sobre Sirius B, girando em elipse sobre Sirius, nem a forma elíptica de sua órbita e todo conhecimento sobre Sirius B, que só recentemente foram descobertos.

8 comentários:

  1. Realmente, há várias evidência de que os Dogons possuíam grande conhecimento astronômico antes dos europeus e antes de terem contato com europeus. A relutância do homem branco em admitir o avanço das civilizações negras (das quais o branco aprendeu a matemática, a arquitetura, etc) não passa de negação racista...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo. ACabei de te adicionar aos ,meus links.
    http://ahistoriadahistoria.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Hi there! Your article rocks too as being a reputable great fully grasp!
    ??
    I can??t genuinely aid but appreciate your blog website,
    your internet site is adorable and nice
    My partner and I stumbled more than here unique internet site and thought I ought
    to examine things out.
    I like what I see so i am just subsequent you.
    Appear ahead to discovering your internet web page but again.
    Also see my web page - free iphone klingeltöne

    ResponderExcluir
  4. O seu bog é muitíssimo bom! Vou divulgá-lo entre meus amigos, do FB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, agradeço a divulgação, abraços.

      Excluir
  5. Obrigada por mais essa informação, gostei muito dessa matéria, até compartilhei esse artigo.

    ResponderExcluir
  6. Aprendi bastante mais precisamos de mais fonte para se ter uma maior credibilidade

    ResponderExcluir