"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O DIABO EXISTE?


Figura muito presente na cultura judaico-cristã, e também presente em muitas religiões, que se baseiam  no binômio bem  versus mal, sendo que todo o mal do mundo só existe pelo fato desse ser corromper as mentes fracas...o tinhoso, o demo, o cramunhão, belzebu, satanás, lúcifer, a besta 666  ou simplesmente o diabo....
 Só que essa personificação do mal, nem sempre existiu da forma que conhecemos hoje, historicamente, foram feitos inúmeros sincretismos, incorporando a essa figura do mal, elementos de outras mitologias, pois deuses ou espíritos malignos estão presentes em muitas culturas.

A palavra "Satã" significa em hebraico "acusador","opositor". Aparece, pela primeira vez no livro de Jó, sendo como um promotor celestial.
 
O livro de Jó, foi  escrito depois do Exílio Babilônico. O rei persa Ciro, no ano 538 a.C, permitiu que os hebreus cultuassem seu Deus livremente, os hebreus por sua vez assimilaram alguns costumes dos persas devido a simpatia e apoio que receberam, fato quase único na história, pois os hebreus foram perseguidos quase que em todos os locais onde viveram.

A religião dos persas, o Zoroastrismo, existe o Deus supremo Ahura-Mazda, que sofre a oposição de uma outra força poderosa, conhecida como Angra Mainyu, ou Ahriman, "o espírito mau", a partir daí todas as pessoas devem escolher um lado.
 

O Zoroastrismo  ensina o triunfo final do bem sobre o mal. No fim, haverá punição para os maus, e recompensa para os bons. E foi do Zoroastrismo que os judeus aprenderam a crença em um Ahriman, um diabo pessoal, que, em hebraico, eles chamaram de SATAN - Por isso, o seu aparecimento na Bíblia só ocorre no livro de Jó e nos outros livros escritos após o exílio Babilônico, do ano 538 a.C. para cá. 


A tentação de Adão e Eva é feita pela serpente e não por Satanás, demonstrando assim que o escritor do Gênesis não conhecia Satanás.


 
Na bíblia, em Isaías 14:12, deu origem à palavra Lúcifer quando da tradução da Vulgata. Alguns teólogos citam ainda Ezequiel 37:2-11 como referentes a ele. No entanto, nos textos da Bíblia hebraica e grega, esta palavra (Lúcifer) não aparece. Vejamos uma tradução apurada do original hebraico:
"Como caíste dos céus, estrela filha da manhã. Foste atirada na terra como vencedora das nações"
 
Tudo isso posto, afinal de onde vem a imagem que temos do Diabo? Já que seu nome é muito controverso.

Com a ascensão da Igreja Católica, houve uma “elevação” no status da figura maléfica de Satan, para se firmar a nova religião, e exterminar as seitas pagãs, concorrentes, a Igreja começa começa a pesar sua mão de ferro: Se você não está com a Santa Igreja(Deus), está com ele(Satanás)...
 E a partir daí era preciso “pintar” um figura da forma mais assustadora possível...
Como a cultura grega/romana, com seus deuses ainda era muito forte na Europa, logo a Igreja associou ao Deus Pã (Lupércio ou Lupercus em Roma, ou Fauno e Silvano para os Latinos) que é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores, muito cultuado há época, diversos atributos ao diabo que conhecemos hoje.
 
Pã é representado com orelhas, chifres e pernas de bode, amante da música, traz sempre consigo uma flauta. É temido por todos aqueles que necessitam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, daí o nome pânico.

No Gênesis, lemos que os filhos de Jacó degolaram um bode para com seu sangue manchar a túnica de José (Gn. 37:31).
O termo vulgar “bode” é designado pela mesma palavra que se emprega em outras partes para designar um sátiro. A palavra hebraica sa’ir significa propriamente “o peludo” e se aplica tanto ao bode como a qualquer outro sátiro, elemental ou divindade inferior, na mentalidade popular.

A cor vermelha - representa perigo na natureza, os animais com pele vermelha ou faixa vermelha no corpo, são os mais temidos, o vermelho também é cor que atrai e simboliza o poder.
Não foi a toa que os Nazistas utilizaram a cor vermelha em seu logo.
 
 O chifre - no na maioria das mitologias, representa também poder, ou sinal de algo Divino. Na Babilônia, o grau de importância dos deuses era identificado pelo número de chifres atribuídos a eles. Moisés fora representado plasticamente comchifres na testa, por uma má interpretação da Bíblia, na estátua de Michelangelo, bem como o próprio Alexandre, o Grande, encomendara uma pintura do seu retrato, mostrando-se com chifres de carneiro na testa....
O tridente - é uma arma poderosíssima da antiguidade, que representa também o poder, pois é superior a lança.
Poseidon/Netuno, fazia uso de um tridente...
 
 
Na verdade Shiva destrói para construir algo novo, é um deus “renovador” ou “transformador”. Suas primeiras representações surgiram no neolítico (4.000 a.C.).

O suposto clima no inferno, cheiro de enxofre, labaredas , tormento e todo o contexto de sofrimento, tem sua origem no mito de Hades/Plutão, que é o senhor do submundo, para onde vão os mortos.
No Tártaro, região mais baixa do submundo dos mortos, onde vão as almas malignas, que são julgadas e castigadas de acordo com seus feitos em vida. Em outra versão, Tártaro é exclusivamente onde estão aprisionados os titãs, quando na Titanomaquia vencida pelos Deuses sobre a liderança de Zeus.
Para os romanos, o Tártaro é o lugar para onde são enviados os pecadores. Virgílio o descreve na Eneida (livro VI). como um lugar gigantesco, rodeado pelo rio de fogo Flegetonte, cercado por tripla muralha que impede a fuga dos pecadores.
Zeus/Jupiter, deus dos deuses, derrota a serpente de vento, o Titã Tifon, que se rebelou, e o joga no tártaro, muito semelhante a queda de Satanás e dos anjos caídos, e serpentes como demônio.
Com essa miscelânea os lideres da Igreja, literalmente forjaram um mito, de um ser mau, com diversos poderes, que possui uma imagem assustadora, morador de um lugar terrível, e quem ousasse questionar a doutrina Cristã, enfrentaria castigos e sofrimentos eternos.
 
Tanto que durante a idade média havia um verdadeiro pânico, de pecar, e com isso ir para o inferno...

Expediente que a Igreja usou e muito bem para perseguir inimigos, tomar seus bens e torturar a seu bel prazer e posterior queima-los em fogueiras, ou quem fosse contra algum dogma, tinham o mesmo fim,  e tudo na conta do diabo...

Esse mito foi tão bem trabalhado no subconsciente do povo, principalmente no ocidente, que ainda hoje nomes como diabo, lúcifer, satanás, belzebu ou outros sinônimos, são proibidos de serem ditos, ou causam temor, desconforto, até pânico, e são espertamente usados para propagarem o "medo" em igrejas católicas e protestantes...
Tanto que seitas satanistas assustam, a ojeriza dá-se pelo nome, poucos se interessam em saber sobre o culto, que é basicamente um culto a Lúcifer, más não na visão judaica-cristã, e sim como uma associação ao Deus Prometeu, pois Lúcifer seria um anjo que trouxe luz para os humanos, e foi condenado a viver com os homens, expulso dos céus...
 Dois grandes artistas já foram satanistas, Paulo Coelho, que posterior apresentou a seita a Raul Seixas, ambos seguidores de Aleister Crowley, a grande besta.
Raul  apresentava-se com a capa satânica, más ninguém na época desconfiou, alegava algo místico,  dessa fase vem o Diabo é o pai do Rock...
 
Devido a mão de ferro da Igreja por quase 2.000 anos, que faz até hoje seitas não cristãs, serem vistas como adoradores do diabo, muitos praticantes de outras crenças temem assumir suas religiões, como na Umbanda ou no Candomblé, onde a figura , por exemplo, de Exu, que é erroneamente associada ao Diabo,  faz com que seus cultos sejam geralmente discretos, reservados, pois os resquícios da idade média com sua intolerância religiosa ainda são fortes.

Resumindo, tanto o diabo, na figura do mal, quanto Deus, na figura do bem, são representações criadas pelo Homem para justificar as coisas do cotidiano, desgraças e alegrias, injustiças e equidade.
Se  a entidade representativa do mal, tivesse toda a força que alegam, por que o Demo não incorpora no presidente estadunidense e provoca a 3ª Grande Guerra, por que ele só atrapalha a vida dos Cristãos? Ninguém vê um budista possuído  pelo Satanás, ou um muçulmano...rsrs
Más não, o Demo, poderia causar grandes estragos na humanidade, mas prefere atrapalhar a vida de pobres e desesperados, que por sua vez enchem os "bolsos" de alguns espertos que se utilizam desses mitos para lucrarem mais e mais....


15 comentários:

  1. Não sou ateu e não pratico dogmas mas sei que á um criador e que dele provem tudo que de bom á .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive a letra "h" para você poder colocar nos seus dois "à" significando o verbo HAVER (existir) ... "à" se usa quando faz referência a substantivos femininos ...

      Excluir
  2. A ignorância é uma benção. Mesmo acreditando em Deus, tenho que concordar com vários aspectos verossímeis do seu blog. Continue a publicar e espalhar a "dúvida" nas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Aleister Crowley ? Satânico ? hahahah vai dar uma lida nas obras do cara, meu caro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alester Crowley mesmo jovem... ;)

      Excluir
    2. Satanista no ponto de vista cristão, porem no ponto de vista real segundo a Lei,de maneira nem uma ele foi satanista!

      Excluir
  4. Aleister nunca foi e nunca sera satânico, isso é uma ignorancia da sua parte !! aprenda sobre Aleister Crowley antes de afirmar isto, gosto muito de suas publicaçoes , porem isto foi uma ofença a mim Thelemita !!

    ResponderExcluir
  5. A MAIOR MENTIRA DO DIABO AO HOMEM E FAZER ELE ACREDITAR QUE O MESMO NAO EXISTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO É JUSTAMENTE AQUILO QUE O " DEUS " QUE VOÇÊ CULTUA QUER QUE TODOS ACREDITEM. (QUEM POSSUI O PODER E O DINHEIRO QUEREM A SUPREMA IGNORANCIA DE TODOS AQUELES QUE SÃO MANIPULADOS PARA NÃO PERDER SUAS GRANDES "BOCADAS".) CONTINUE ASSIM!

      Excluir
  6. nao to defendendo o site mais tem tudo a ver parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. Não entendi nada, mas estou tentando entender.

    ResponderExcluir
  8. Sem apelar para ofensa e sim com argumentos históricos e inteligente, parabéns ao feito desta matéria do blog!

    ResponderExcluir
  9. estava indo bem ate começar com a palhaçada , porra meu quem nao sabe que existem crentes que veem diabo em tudo menos nos falsos pastores da igreja . por mais que as religioes tenham algo em comum como um deus ou varios por exemplo kkkkk. nunca vai ser a mesma coisa . religiosos acreditam que a maioria dos deuses estranhos sao anjos caidos disfarçados e nao duvido que seja verdade . e outra vc disse porque o diabo nao encarna o presidente obama e causa a 3 guerra mundial kkk , ate pode ser que possuiu porem ele nao vai agir como louco e esperniar como os mentirosos fingidos que escarneçem e transformam a imagem da religiao . bem nao e de menos que o povo brasileiro esta sendo escravisado pelo proprio governo kkkk

    ResponderExcluir
  10. Deus está dentro de cada um de nós. Somos a mais alta expressão de Deus. Alguns Homens movidos pelo negativo teem manipulado a fé dos outros produzindo religiões que lhes proporcionassem o controle sobre as populações, e assim temos vivido. Com Deus dentro de nós mas manipulados para o procurar em tudo menos em nós remetendo-nos para pecadores.
    Deliberadamente conduzidos ao engano para que jamais encontremos a luz

    ResponderExcluir