"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

terça-feira, 17 de abril de 2012

VOCÊ REALMENTE SABE O QUE ESTÁ FALANDO (MITOLOGIA GREGA)



Muitas expressões que usamos  em nosso léxico provém, em sua maioria, de termos gregos, prefixos, sufixos e radicais, sendo que vasta gama de expressões usadas por todos,  advém da mitologia grega, entretanto poucos sabem que rotineiramente citamos o panteão(Pan=todos, Théos=deuses) helênico (Helênico é o adjetivo gentílico para grego, pois Hélen é a Grécia, gentílico vem da Roma antiga, gens ou genos era um grupo de pessoas ou clã que compartilhavam o mesmo nome de família, daí deriva a palavra Gentil= nativo)




No artigo 300 de Esparta, fica demonstrado  que aquela passagem histórica poderia ter alterado drasticamente o mundo no qual conhecemos hoje,  separei algumas palavras  que tem sua origem na mitologia, sendo que poucos reparam  sua origem, essas palavras ou expressões demonstram o quão rica é a cultura helênica clássica, na qual se baseia nosso mundo ocidental contemporâneo:

  Anfitrião (aquele que recebe bem os hóspedes em sua casa) e Sósia(pessoa muito parecida com outra)
Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão. Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. Entretanto Anfitrião ficou contente por ser marido de uma escolhida de Zeus.  A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de "aquele que recebe em casa". O mesmo ocorreu com sósia — "cópia humana".


Hermafrodita 
personagem Buba, popularizou o termo
Origina-se do deus grego Hermafrodito - que possuía os dois sexos, filho de Hermes e Afrodite, respectivamente representantes dos gêneros masculino e feminino.

Cupido (quem promove o enlace de duas pessoas)
também conhecido como Amor, era o deus equivalente em Roma ao deus grego Eros. Filho de Vênus e de Marte, (o deus da guerra), andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses.

Camisinha de Vênus e Afrodisíaco
Dois termos que remetem a Vênus/Afrodite deusa do amor,da sexualidade e da fertilidade, ou seja, são cousas relacionadas ao amor ou que levarão ao amor.

Voto de Minerva (voto de desempate)
Minerva ou Palas Atenas é a deusa da sabedoria, da justiça, no julgamento de Orestes, coube a ela o voto de desempate.

Bacanal (a popular suruba)
Baco/Dionísio deus das festas e do vinho, na Roma antiga eram feitas grandes festas dedicadas ao deus baco, festas regadas a muito vinho e muito sexo.

Atlas (coleção de mapas)
Titã que lutou e foi derrotado pelos deuses na titanomaquia, foi condenado a carregar o mundo nas costas.

Oceano Atlântico
Também remete ao Titã Atlas, e lugar onde seus descendentes teriam fundado a cidade de Atlântida.

Oceano
Era o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia.

Hipnose
olhe fixamente e veja a ilusão de ótica
Hipnos é o deus do sono, irmão gemeo de Tanatos deus da morte(daí vem tanato fobia, tanato filia), ambos são associados a um estado de desligamento corporal, um representando a morte e o outro o sono.

Morfina
Deriva de Morfeu deus dos sonhos, era  filho de hipnos.


Bicho de sete cabeças (cousa complicada)
Hidra de Lerna, uma monstruosa serpente com sete (ou nove) cabeças que se regeneravam, mal eram cortadas e se regeneravam, exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. A morte da Hidra foi o segundo dos famosos doze trabalhos de Hércules

Calcanhar de Aquiles (ponto vulnerável)
Semideus e herói da mitologia grega, considerado o maior guerreiro da Guerra de Tróia e o personagem principal da Ilíada, de Homero. Quando Aquiles nasceu, sua mãe Tétis mergulhou seu corpo no rio Estige para torná-lo imortal; ficou, no entanto, vulnerável no calcanhar, parte do corpo pelo qual ela o segurava. No final da guerra contra Tróia, Aquiles foi efetivamente morto por uma flechada no calcanhar, desferida por Páris, príncipe troiano.

Toque de Midas (quem faz riquesa fácil)
Rei da cidade frígia de Pessinus. Após ter libertado Sileno, mestre e pai de criação do deus Dionísio, recebeu, como recompensa que ele próprio escolhera, o dom de transformar qualquer coisa em ouro, pelo simples toque. Este dom mostrou-se trágico quando Midas percebeu que nunca mais poderia comer nem beber nada. Desesperado, quase morrendo de fome, Midas implorou a Dionísio que lhe retirasse o terrível dom.

Energia Eólica
deus dos ventos, comandava todos os ventos; tanto as brisas leves quanto as piores tempestades.

Ninfeta (mulher jovem e bonita)
 As ninfas eram divindades antigas, mortais e pré-helênicas que habitavam em lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Duravam tanto quanto uma árvore e seus outros habitats permanecendo sempre jovens.

Labirinto (lugar onde perde-se facilmente) 
Rei Minos, após a traição de sua esposa com Zeus, nascendo dessa união o Minotauro, mandou Dédalo, pai de Ícaro, construir um lugar impossível de se fugir, o labirinto, para aprisionar a criatura.

Olimpíada
Os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram, então, quatro grandes festas, entre as quais a Olimpíada - que acontecia na cidade de Olímpia, onde havia um templo dedicado a Zeus. O primeiro registro desses jogos foi de 776 a.C..

Ostracismo(cair no esquecimento, não vem da mitologia)
 Punição que bania alguém por dez anos da cidade, para quem cometia crimes contra a democracia, sem poder morar em Atenas, votar ou participar da assembleia. Depois desses dez anos, podia voltar a morar lá como cidadão ateniense de novo.

Vulcão 
Vulcano/Hefesto - deus do fogo, trabalhava na fundição de material na sua forja subterrânea. A ascensão à superfície das matérias por Vulcano dá origem à palavra.

Comer o fígado (discutir com alguém rispidamente)
Prometeu, um primo de Zeus, tinha dado o fogo sagrado dos deuses aos homens para eles cozinharem seus alimentos, aquecerem-se e defenderem-se.
Zeus  decidiu castigá-lo, colocando-o amarrado em uma montanha. Todos os dias, uma águia ia comer o fígado dele. No dia seguinte, o fígado renascia e o castigo continuava. Eram um castigo e um sofrimento eternos.

Receber os loros da vitória(muito comum nos imperadores romanos)
Apolo e a retratação do Imperador Nero
Cupido atirou duas flechas uma em Apolo, que o fez apaixonar por uma ninfa Dafne, e outra nela,que a fez repulsa-lo. Como Apolo a queria e ela não, pediu que seu pai mudasse sua forma, transformou-se assim em louros, Apolo mesmo assim a tomou, e como ela não podia ser sua esposa, seria sua planta preferida. Com suas folhas, faria uma coroa que usaria em  seus triunfos.

Europa
Europa era uma princesa fenícia sequestrada por Zeus para a ilha de Creta. Para realizar isto Zeus assumiu a forma de um touro branco. Europa teve com Zeus um filho, Mimos.

Fobos
Um dos filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Venus). "Phobos" é a palavra grega que significa "medo" e serviu de raiz para a palavra "fobia".

Lar e Lareira
Apesar de não existirem na Mitologia Grega,  Lares surgem na Mitologia Romana como entidades protetoras da casa e da família, por isso era comum acender um fogo dentra da casa pra representar a proteção de Lares.

Pânico (situação de grande medo)
PÃ era o deus flautista dos pastores, dos rebanhos e dos bosques, que possuía chifres e pés de bode. Por seu aspecto bizarro e por suas bruscas e inesperadas aparições, costumava assustar os homens

Narcisismo(também deriva a palavra narcótico)
Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.
Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco - segundo outras fontes, do jovem Amantis - e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se.

Quimera(algo fantasioso)
Figura mística caracterizada por uma aparência híbrida de dois ou mais animais e a capacidade de lançar fogo pelas narinas, sendo portanto, uma fera ou besta mitológica.

Graças( ou graça, de beleza)
São as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana e da fertilidade da dança.

Museu
As musas eram personagens que deviam passar algum conhecimento aos humanos, por ordem dos deuses, versavam sobre artes e ciências.

Maratona (embora fora da mitologia, pois aconteceu de fato)

Durante a primeira guerra médica, contra os persas, para avisar que os gregos tinham vencido, o soldado mensageiro Filípides correu de Maratona, onde acontecia a batalha, até Atenas, numa distância de 42 KM, reza a lenda que ele deu a noticia e caiu morto de cansaço, literalmente.
Nos Jogos de 1948 em Londres, a distância da maratona olímpica foi estabelecida. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Palácio de Windsor, aumentaram a distância para 42 195 metros, que continua até hoje.

Hermenêutica (ciência que estuda a interpretação de um texto)
Hermes/Mercúrio deus mensageiro e intérprete dos deuses.

Tufão (forte vento)
Vem de Tifão, titã responsável pelos ventos fortes e violentos, filho de Geia.

Pangeia (quando os continentes ainda estavam unidos, um só continente)
Geia ou Gaia é a titã "mãe terra", da sua união com Urano (céu), nasce toda a linhagem de titãs e deuses.

Ilíada e Odisseia
 Poema épico grego, atribuido a Homero, que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia.
  Ília é Troia, por isso Ilíada é a ida a Tróia, já a Odisséia é o retorno de Odisseu/Ulisses para casa, Ulisses que teve a idéia do Cavalo de Troia.

2 comentários:

  1. Só senti falta das palavras derivadas do Deus Cronos ( cronológico, cronômetro e etc..)

    ResponderExcluir