"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

domingo, 22 de dezembro de 2013

VOCÊ SABE PARA QUEM ESTA REZANDO?

Na concepção da palavra todas são seitas (latim secta= seguidor, seguir)  
Religião desde os primórdios é considerado um tema delicado, muitos já perderam sua vida somente por fazer indagações, questionamentos sobre dogmas, o próprio Sócrates, há 2500 anos, foi condenado à morte por supostamente não acreditar nos deuses, e por corromper a juventude (ele incitava os jovens a questionar tudo e todos).
Entretanto, ao longo da história muitos se atreveram questionar, pois caso contrário estaríamos ainda sobre a mão de ferro da santa inquisição.

Mesmo atualmente, pleno século XXI, questionar, desmitificar, apontar contradições, ser apostata (aquele que se afasta de alguma religião) ou mesmo ser ateu ou agnóstico, ainda é um ato que choca as pessoas, em sua maioria, pois está tão enraizado em nossa formação cristã portuguesa, que mesmo na era da informação disponível a um click, ainda causa perplexidade.
 
Nesse bojo resumi as postagens sobre religiões, dogmas, mitos e crenças, antigas e contemporâneas (todas estão em link, só clicar):


A gnose liberta, nesse post está o famoso documentário Zeitgeist, sendo dividido em 3 partes, sobre religião, guerras e política mundial, com a parte religiosa na versão dublada, e por fim o documentário completo.


Na história bíblica de Yeshua ou Jesus, há uma lacuna entre seus 12 e 30 anos, sendo que diversas teorias tentam preencher esse lapso.
Surge uma em que Jesus teria ido para o Oriente, para a Índia, buscar conhecimento, e com esse sincretizou o budismo e doutrinas orientais para “criar” uma nova religião, o cristianismo.
  
 
 Até pouco tempo, em termos históricos, achávamos que o Sol girava em torno da Terra, e que éramos o centro do universo, com o passar dos séculos, com o desenvolvimento do conhecimento, a cada nova descoberta nos damos conta de que nossa presença no planeta é insignificante, se compararmos a grandeza do desconhecido universo.

 
O lado místico de Jesus não se pode questionar, entretanto, a parte mítica, a construção do de seu mito, está cercado de contradições, sincretismo, e usurpação, o Jesus histórico ainda é muito difícil de se analisar, por falta de documentos, entretanto faz-se mister tecer alguns comentários desmitificando a figura que foi criada minuciosamente através dos séculos.
  
 
Muitos conhecem a história bíblica do Gênesis, Adão e Eva, entretanto poucos sabem que Eva não foi a primeira mulher de Adão, e sim Lilith.
 Criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.


Figura muito presente na cultura judaico-cristã, e também presente em muitas religiões, que se baseiam no binômio bem versus mal, sendo que todo o mal do mundo só existe pelo fato desse ser corromper as mentes fracas...o tinhoso, o demo, o cramunhão, belzebu, satanás, lúcifer, a besta 666 ou simplesmente o diabo....
Só que essa personificação do mal, nem sempre existiu da forma que conhecemos hoje, historicamente, foram feitos inúmeros sincretismos, incorporando a essa figura do mal, elementos de outras mitologias, pois deuses ou espíritos malignos estão presentes em muitas culturas.


Ao longo da história da humanidade o Homem sempre buscou auxílio para seus problemas, ou explicações para cousas do seu cotidiano, as quais ele não tinha como explicar.
Se estava muito frio, rezamos para o Deus do Sol, se não chove, para o Deus da chuva, numa peste que atormenta seus pares, rezamos para o Deus da Cura, para ganhar a guerra, Deus da Guerra, se algum Deus está descontente, façamos oferendas, sacrifícios, e assim segue...
E com o passar dos milênios, foi se nomeando Deuses e mais Deuses, alguns foram só trocando de nomes, com o sincretismo.


Em 1974, após o uso de uma substancia alucinógena, mescalina, entrou em contato com a Cultura Racional, um grupo conhecido por divulgar as ideias escritas pelo carioca Manoel Jacintho Coelho, líder da doutrina explicada no livro Universo em Desencanto (espécie de Bíblia).
O que Tim descobriu, foi um fato que corriqueiramente acontece com milhares de pessoas, tanto no passado, quanto no presente, pessoas em busca de “ajuda”, de solução para seus problemas, veem na religião e em seus líderes, um caminho, más são explorados financeiramente, sendo que poucos “acordam” e se libertam desse estelionato.


A ideia de que alienígenas nos visitaram e ajudaram o ser Humano a se desenvolver, é um tema que a cada dia ganha novos adeptos, pois se pensarmos, de meros coletores primitivos, passamos a fazer coisas notáveis: pirâmides, estruturas complexas, escrita, conhecimento astrológico, conhecimento de medicinal, entre outros.
E muitas evidências vem dos textos sagrados, a própria Bíblia relata em várias passagem a visita e o contato com seres "superiores", também existem relatos em textos hindus, como a Mahabharata.

 
Religião Hindu/Persa que remonta há quase 3500 anos, sendo Mitra o Deus sol, filho de uma virgem, é o filho de um deus supremo, influenciou o cristianismo, que deste usurpou datas e comemorações, como seu nascimento a 25 de Dezembro e seu dia sagrado o domingo (o dia do sol, Sunday).

 Zoroastro, e seu deus supremo e único, influenciou tanto o judaísmo, por consequência o cristianismo, e também o islamismo.
A noção de bem versus mal, um ser supremo que é desafiado por um inimigo poderoso, a personificação do mal, que tenta os homens e os leva a se corromperem, que é sinônimo de ganância, de trevas, a ideia de livre-arbítrio, na salvação e ressurreição, em anjos da guarda, o juízo final, onde retornarão ao paraíso os escolhidos, com punição para os maus, e recompensa para os bons, todas são originárias do Zoroastrismo.

 
 Estão em diversos canais de mídia, TV, Rádio, jornais, usam camisa manga curta com gravata (estereótipo do vendedor), vendem promessas e retornos financeiros concedidos por Deus/YHWH/Jesus, sob determinadas condições, a título oneroso, é a chamada Teoria da Prosperidade.
Como surgiu, foi se modificando ao longo do tempo, e desembarcou no Brasil, para alegria e riqueza de alguns espertos.

 
Entre os anos 850 e 858 começou a circular na Europa, histórias sobre um Papa do sexo feminino, sendo considerada para alguns, uma mera lenda, para outros, um dos maiores segredos da Igreja Católica, permanecendo até hoje envolta mistérios.

Faremos algumas indagações, o que é a verdade? O que é a real? O que é sabedoria? O que é conhecimento? Como ter certeza que algo que nos é contado, realmente foi o que aconteceu?
Sócrates atreveu-se a questionar, Platão o cita em seu famoso e atual mito da caverna, onde Sócrates explica através de metáfora e suposições, os medos, as ilusões e uma proposta nova de realidade.

 
De onde afinal viemos? Se tirarmos a religião com seu criacionismo, oriundo de Deus, mesmo seguindo a teoria da evolução de Darwin, algumas lacunas não se completam, pois por que somente os homens evoluíram? As outras espécies que são muito mais antigas permaneceram estagnadas, como os crocodilos, que conviveram com os dinossauros, ou seja, tiveram milhões de anos para evoluírem, conforme Darwin, e isto não aconteceu.
Temos aqui um impasse, porém uma teoria encaixa-se perfeitamente, segundo Erich VonDaniken, com seu Eram os Deuses Astronautas, consolidando-se com a tradução das placas sumérias por  Zacarias Sitim,  na qual relevou a fascinante cultura dos Sumérios, a mais antiga civilização conhecida.

Em 1849 foi descoberto diversos tabletes de argila, com inscrições cuneiformes sumérias, sendo a primeira civilização do mundo, aparentemente influenciaram outros povos, refletindo tanto na mitologia grega, quanto na hebraica.
Alguns textos relatam a Epopeia de Gilgamesh,  sobre a criação do homem, briga entre irmãos, dilúvio como punição, a arca para salvar animais e família, entre outras coincidências com passagens bíblicas (por volta de 3 mil anos depois dos sumérios).

Muitas datas são comemoradas sem que as pessoas saibam o que realmente originou aquela celebração, ou na maioria dos casos, comemoram uma cousa que na verdade tem outro significado, sendo que com o passar dos anos a mídia e o consumismo alteraram drasticamente o real significado de muitos feriados.
  
 O preconceito é algo que as vezes está tão enraizado nas pessoas que elas nem sabem ô por que pensão de um determinado jeito.
Se tema for religião afrodescendente então o estigma e o preconceito vem desde a época colonial, com resquícios até os dias atuais.

 Esse é um dos mais poderosos símbolos que já existiu, ao meu ver é um sinônimo de conhecimento e libertação, algo que existe há 5.000 anos, sendo poderoso até os dias atuais.
Olho de Hórus, é uma referência direta às fontes mais antigas (egípcias) dos conhecimentos ocultistas, esotéricos e alquímicos, sendo que, em última análise, simboliza poder, domínio, riqueza e vida no além. Para o ocultismo, rosacruciano, cabalista, teosófico e gnóstico, entre outros.

Moisés de Michelangelo
 Pode se fazer uma analogia a um borrão num quadro, pois cada um vê aquilo que lhe convêm.
Como livro de auto-ajuda, sabedoria e fé, não há questionamentos, entretanto, como o livro foi escrito por volta do ano 1000 a.C., de contos orais que remontam há pelo menos mais mil anos antes, aparentemente escrita por diversos autores, em diversas datas diferentes.
Numa análise mais crítica há diversas contradições, erros históricos e conflitos sobre os mesmos relatos.

 Ao decorrer da história, em se tratando de religião, diversos personagens sofreram alguma alteração em sua origem ou em seu significado, para o bem ou para o mal, dependendo do interesse que estava em jogo, nesse post segue três figuras muito conhecidas do cristianismo, Satanás, Lúcifer e Demônios.

10 comentários:

  1. A igreja católica criou o Natal para comemorar o nascimento de Jesus, mas infelizmente não é isso que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Marcio, a igreja usurpou, sincretizou a grande festa que já era tradição em roma, o banquete celebrando o nascimento de Mitra, para apagar um culto, e promover um novo, o "nascimento de jesus", tal qual a festa para a mãe Isis e o menino Horus, mais recentemente a umbanda fez algo semelhante, ao sincretizar seus orixás com os santos catolicos, só que ai o interesse foi nao ser perseguido por cultuar um orixá...

      Excluir
    2. Na verdade o imperador Constantino I juntamente com os lideres da igreja na época, prostituíram fé e crença cristã primitiva, com objetivo de assegurar o domínio romano, seus poderes e interesses pessoais.
      O que eu não intendo é que a igreja católica cultiva todas essas idolatrias e costumes pagãos até dos dias atuis! Por que será?

      Excluir
  2. Gosto muito do seu blog e se não for abusar muito de ti, voce poderia fazer alguns posters de certos assuntos?

    * Che Guevara e Mandela
    * Sobre os Dinossauros e a não referencia deles na biblia
    * A história de Noé que amaldiçoou Cã
    * A area 51
    * El Morya

    Acho que é isso... Se puder fazer esses ai ficarei extremamente agradecido cara.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog, muito maneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelos elogios, valew por curtir o blog, vou tentar, valew pelas ideias..abraços

      Excluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=kgyFflUP1mM - Sereias

    Voces deveriam ver este video, muito bom.

    Abraço a todos e bom trabalho com teu blog cara.

    ResponderExcluir
  4. Suas colocações são bem fundamentadas e sua lógica de raciocínio deveria estar presente em muitas das religiões da atualidade.No entanto gostaria de ressaltar que a informação de que o livro de Jó foi escrito depois do exílio Babilônico não está correta. O Livro de Jó foi escrito por moisés por volta 1473 AEC, o exílio babilônico ocorreu após o ano de 607 AEC.Nessa época o escritor Moisés , que era conhecedor de todo o idioma Sumeriano,pois foi instruído em toda a sabedoria dos Egipcios, usou o termo HO- SÁTAN para descrever o anjo que acusou Jó. Sabemos que o relato não diz o nome do anjo, mas a designação"ho-sátan "descreve a atitude de caluniador e opositor desse anjo. Este anjo se opôe ferozmente ao ser representado pelo tetragrama hebraico יהוה .O significado deste termo hebraico é uma derivação do verbo tornar-se.Quando a palavra elohim vem acompanhada desse verbo no singular, como é o caso de Genesis 2:7, entende-se que este é o ser Divino Supremo que sofre oposição do anjo descrito como ho-sátan. A Divindade Suprema יהוה certamente era extraterrestre. Ela nos Criou e ditou as primeiras leis morais. Fois esta Divindade que escolheu Moisés para libertar seu povo. Determinou exatamente a pessoa certa, que escolheu corretamente as fontes históricas Sumérias , e as traduziu e enumerou corretamente para a nossa instrução.

    ResponderExcluir
  5. cara parabens pelo seu blog.ele e otimo,e tambem me esclareceu mts assuntos pendentes

    ResponderExcluir
  6. Fala a verdade? Na sequência de fotos de Jesus em "Jesus Místico ou Mito", a quarta foto com a coroa de espinhos, na verdade é o Inri Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a verdade? Qual o verdadeiro? Inri existe, e os outros, de onde vieram?

      Excluir