"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - BRASIL (AMARAL GURGEL)


No mundo das teorias conspiratórias vou fazer uma incursão sobre fatos de nossa história, que são controversos, esclarecendo que uma teoria da conspiração é sempre algo que não se pode provar, mas as evidências sugerem que há uma história por trás da história.

Iniciando por um personagem visionário, o qual sonhou que poderia rivalizar com grandes montadoras, acreditou em nosso país e em nossos governantes, investindo tudo que tinha no seu sonho, que tinha tudo pra dar certo, só que infelizmente nasceu no país errado...




João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que em 1969 montou a fábrica da GURGEL, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais.

Muito a frente de seu tempo, ele produziu um veículos compactos, de fibra de vidro, que faziam 25 km/litro, veículos elétricos, e isso em 1980, baratos em comparação com os estrangeiros, hoje algo em torno de R$12.000,00. Era crítico do programa Pró Álcool, pois na sua concepção as imensas fazendas produtoras de cana de açucar deveriam produzir alimentos para o povo e não combustível para carros, por isso era adepto do carro elétrico, entretanto seu maior erro foi acreditar nas autoridades brasileiras.



O povo já tem o péssimo hábito de depreciar o produto nacional, por isso ser empreendedor no Brasil é algo extremamente difícil, pois aqui além da burocracia excessiva, alta carga tributária, corrupção e muito lobby a favor das grandes multinacionais, ainda mais na área automobilistica, onde há um verdadeiro cartel (grupinho fechado de montadoras que parelham seus preços), por isso que tomando como exemplo, Pálio, Gol, Fiesta, Corsa, são todos nas mesmas faixas de preços, e isso vai dos carros "populares" aos mais caros.

Por esse lobby também há uma super taxa dos concorrentes importados, coisa de 70%, o que não seria um absurdo se o carro aqui no Brasil fosse um preço razoável, más não aqui se compra o carro mais caro do mundo, sendo um verdadeiro paraíso para as grandes montadoras, pois aqui se vende o carro mais caro do mundo.



Retornando a  Gurgel, seus carros faziam sucesso ainda moderado, mas era só o começo, quando foi aumentar a produção. 
Supermini, uma aula de design 


Com o sucesso, Gurgel quis alçar voos mais altos, tomando altos empréstimos para isso, assinou um termo de intenções com o então governador Fleury SP e o governador Ciro Gomes CE, imaginando que os governos  apoiariam o produto nacional, más curiosamente negaram o prometido aporte financeiro ao empreendimento nacional, na mesma época surge o famigerado Plano Collor, confisco de poupanças, greves portuárias, tudo parecia  tramar contra Gurgel.

O governo ao invés de favorecer o nacional, reduz o IPI para carros com menos de 1000 cc, surgem assim concorrentes de peso, o Fiat Uno Mille e  Gol 1000,  sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata em junho de  1993. 

Em uma última tentativa de salvar a fábrica, em 1994, foi feito um pedido ao governo federal para um financiamento de US$ 20 milhões à empresa, mas este foi negado, inacreditavelmente o então presidente Itamar Franco, preferiu apoiar o retorno do Fusca, pois queria um veículo popular e barato para a população em geral, a investir nos carros da Gurgel, dando golpe de misericórdia no empresário, assim a fábrica foi declarada falida em 1994.
O boicote feito contra a Gurgel Motores, é algo muito claro, ele foi vítima da conspiração e da pressão do cartel estrangeiro aqui atuante, em conluio com certos governantes acovardados e entreguistas que, na 'hora H', negaram o prometido aporte financeiro ao empreendimento nacional, e também a omissão da grande imprensa e de seus formadores de opinião, bem como o arraigado preconceito da nossa gente com produtos que não sejam estrangeiros, acabando assim com um sonho de um visionário, que devido aos fatos narrados, abatido pela dura realidade de nosso país, veio a adoecer, sofrendo do mal de Alzheimer havia oito anos,  morreu 2009, aos 82 anos, praticamente caiu junto com sua empresa.

3 comentários:

  1. Pura verdade! BRASIL! pais de BANDIDOS!

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  2. Assim aconteceu c/ o Miura...design nacional, tecnologia parelha c/ os mercedes, bmw, etc. Enquanto rodava opala, corcel, chevetinho fiat 147, Gol BX, os Miuras tinham farol c/ acionamento embutido, vidros eletricos, tampa do combustivel eletrico, volante c/ regulagem, etc...os grandes sempre sufocando os menores c/ o apoio dos politicos!!!

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