"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

quinta-feira, 22 de março de 2012

NIKOLA TESLA, O GÊNIO ESQUECIDO


Sabe aquela imagem do cientista maluco, com cabelos esvoaçados, fazendo experiências com eletricidade?....essa imagem é de ninguém menos que um dos maiores gênios que já existiu, Nikola Tesla, o homem que revolucionou e ajudou a moldar nosso padrão de vida confortável. 

Atualmente vivemos num mundo que é dependente da eletricidade, sem ela, mesmo que por uma semana, serio o caos, e isso devemos a Tesla.

Visionário, é geralmente alguém que antecipa o futuro, com idéias a frente de seu tempo. Isso é Tesla.


Chegando aos EUA em 1884, foi trabalhar para Thomas Edson, notório inventor e também considerado gênio, ajudou Edson em várias patentes, reza a lenda que Edson apropriava-se das invenções alheias e as patenteava. Ele teria prometido uma grande quantia em dinheiro para o jovem Tesla, porém não honrou sua palavra. 

Tesla então foi trabalhar com seu maior concorrente, pois na época estava sendo travada uma batalha entre CC (corrente contínua) de Edson e a CA (Alternada) de George Westinghouse, não preciso dizer quem ganhou essa batalha, pois com apoio de Tesla, a CA foi aperfeiçoada, juntamente com lâmpadas de filamento melhores,  e ambas são utilizadas desde 1887 até os dias atuais.

Com Westinghouse, ele aperfeiçoa seu motor de indução, que está praticamente em todos os eletrodomésticos espalhados pelo mundo. Sabe aquele motor da furadeira, do aspirador, do secador cabelo, da geladeira, entre outros? Tesla os inventou há mais de cem anos.
Criando também bobinas que eram movimentadas pela queda d'agua de um rio, as conhecidas hidroelétricas, o que produzia uma energia mais barata e  limpa.
Cataratas do Niagara


Só com essas patentes, Tesla já poderia "parar" e tornar-se uma pessoa rica, não precisando mais trabalhar, entretanto seus objetivos eram maiores, ele não dava tanta importância ao dinheiro, o importante para ele era inventar coisas que facilitariam a vida das pessoas.

1878 fez experimentos com raios-x, 8 anos antes de sua invenção.


1893 cria uma lâmpada fria, sem filamentos, que iluminava melhor, gerava luz pela ação de gazes, a que domina o mercado atualmente.


1898 inventou o controle remoto, o mesmo que usado da TV da sala ao controle de naves militares, a base de ondas de rádio. 


Em 1889 inventa a ignição elétrica, usada até hoje em motores veiculares.

Inventa a transmissão sem fio de energia elétrica, através de uma Bobina, que ficou conhecida como bobina de Tesla, eleva a voltagem de 120Volts para mais de 500.000Volts.
Essa foto retrata um momento que Tesla espantou a comunidade científica, ascendeu a lâmpada com as mãos sem uso de fios

1917 ele demonstrou que o uso de ondas de rádios que batem em um objeto e determinam sua posição e velocidade, ou seja, o conhecido radar, só que 17 anos antes de sua oficial invenção.


Como ficou para história, erroneamente, Marconi é o inventor do Rádio, entretanto, Marconi, usou 17 patentes de Tesla para esse "invento", fato que fez a Suprema Corte Estadunidense, em 1943,  revogar-se a si mesma e conceder a patente a Tesla. É interessante notar que Tesla, em 1898, descreveu não somente a transmissão da voz humana, mas também de imagens, e posteriormente projetou e patenteou dispositivos que envolviam as fontes de energia que fazem funcionar os tubos de TV atuais.
Marconi
Tesla escreveu na "Century Magazine" de 1900: "...que a comunicação sem fio para qualquer ponto do globo era possível."

Tesla retratado no filme O Grande Truque, com Hugh Jackman e Christian Bale


Homenagem ao gênio
 Há cem anos ele já previa que o uso de combustíveis fósseis faria com que o mundo vivesse no limite, e que seria preciso de uma nova fonte de energia, mais barata e menos suja.
Patenteia então uma máquina capaz de captar luz solar e converte-la em eletricidade. 





Inventou uma máquina do tamanho de uma relógio despertador, que produzia vibrações, chamada de máquina de terremoto, a qual entrava na frequência de ressonância  de qualquer objeto, e o fazia vibrar, a testou em um edifício em obras, com ondas baixas, e quase o pôs a baixo, bem como o restante do quarterão, a polícia foi chamada, e quando os policiais entram no prédio, Tesla estava destruindo a máquina a marretadas, pois era uma tecnologia demais perigosa.

O som na mesma frequência do cristal 
1934 ele cria o famoso Raio da Morte, que concentrava partículas com milhões de volts concentradas, que podiam alcançar alvos a 300KM de distância, capaz de derrubar um avião, entretanto esse invento é controverso, com histórias que realmente foi testado e outras que só ficou no campo da teoria.


Seu laboratório de Nova Iorque foi destruído por um incêndio misterioso. Referências ao seu trabalho e às suas realizações foram sistematicamente expurgadas da literatura científica e dos livros de texto. Refugiou-se a um pequeno quarto de um hotel de Nova Iorque entre as duas guerras.




As indústrias que se consolidaram com ajuda de Tesla, há muito tempo haviam virado suas costas a ele. A comunidade científica ignorava a ele e suas idéias excêntricas. Ao público em geral, ele era tanto desconhecido como objeto de ridículo, um lunático cujos devaneios eram apenas úteis para tablóides sensacionalistas.

Os quadrinhos do "Superman", de Max Fleischer, em 1940, desenhavam o herói lutando contra raios da morte e terrores eletromagnéticos criados por um cientista louco chamado Tesla.
 

Morreu em 1943, misteriosamente suas anotações foram todas apreendidas pelo FBI, pois até então ele vinha sofrendo grande sabotagem e continua onda de descredito sendo tomado por cientista maluco, visão que temos até hoje. 
Más qual seria o motivo de destruir o feito de uma pessoa, o jogando para o ostracismo?


Posteriormente a sua morte, e com indícios de uso de suas anotações, os EUA  criam o sistema de defesa "Guerra nas Estrelas", pelo receio de que os soviéticos tivessem começado a empregar armas baseadas nos princípios de alta energia de Tesla.  
 
Nikola Tesla queria ajudar a humanidade, sua utopia era de iluminar gratuitamente o mundo, e essa palavra "gratuito" vem de encontro aos interesses do capitalismo mundial, foi boicotado por seu sonho infantil, e poucos sabem disso, tanto boicote, quanto da própria historia do gênio Tesla.
“Meu cérebro é apenas um receptor. No universo há uma fonte de onde obtemos conhecimento, força e inspiração. O que fiz foi acessar os segredos desta fonte, mas sei que ela existe”.

2 comentários:

  1. GÊNIO .... Dizem que até certas "patentes" dele, foram dadas a Albert Einstein, uns dizem que foram no intuito de somente o Albert conseguir "tentar" ..... Vai saber né !! Um mundo como este poderia ser talvez exemplo para outros povos estelares, Mas infelizmente somos piores que o "Brasil" na visão dos nossos irmãos cósmicos .... Pois aqui nessa Terra, desde sua criação já houve um erro .... o ser " humano "

    ResponderExcluir
  2. Tome cuidado com a tradução errônea de sua frase no final da matéria. Em "I have not penetrated into the secrets of this core, but i know that it exists," seria melhor traduzido para: "Eu ainda não penetrei nos segredos desta fonte, mas eu sei que ela existe." Um sentido bastante diferente daquele expresso na tradução original contida no texto.
    No mais, texto maravilhoso citando, comentando e homenageando o homem que foi o maior gênio da ciência e da invenção de todos os tempos.

    ResponderExcluir