"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

terça-feira, 13 de março de 2012

300 DE ESPARTA...NA VERDADE UM POUCO MAIS


Muita gente assistiu ao filme 300, sobre como apenas 300 soldados espartanos, liderados pelo Rei Leônidas, enfrentaram o poderoso exército do Rei Xerxes, numa batalha épica, bom não foi bem assim..


Entretanto poucos sabem a real história do que aconteceu na batalha da Termópilas, onde poucos enfrentaram muitos, o filme comete vários erros, claro nunca um filme contará a real história, alguns mostrarei , más o fruto daquela batalha é cousa que merece ser lembrado, pois sem aquilo alteraria todo o mundo como nós conhecemos. 

Contexto histórico:

Dário I, pai de Xerxes, após expandir o império, fazendo este chegar no seu auge, resolveu atacar os gregos, que não tinham essa conotação de Estado, pois eram cidades isoladas, as Polis, daí os termos Policia, Política, Metrópole, etc.

Os gregos apoiam os jônios, que se revoltaram contra o domínio persa, e queimam a cidade de Sardes, Ciro resolve atacar os gregos, e sai derrotado, perdendo em Maratona, sendo incumbido ao mensageiro  Fidipidis,  transmitir a notícia de vitória, percorreu 42km até Atenas, segundo a lenda deu a noticia e faleceu...Daí o porquê da  corrida de Maratona ter essa distância.

Xerxes assume o trono, e quis  vingar a derrota sofrida de seu genitor,  reúne o maior exército visto até então, cerca de 300.000 soldados, número que segundo outros historiadores chegaria a 2 milhões,, próximo ao número de soldados reunidos no dia D, na Segunda Grande Guerra, tudo para massacrar os Helênicos.
Real imagem de Xerxes
Só um adento histórico, aquela imagem no filme 300, de Leônidas criança enfrentando uma fera, na verdade era o treinamento da realeza persa, Xerxes quando criança enfrentou um leão para se tornar um rei guerreiro.

O exército Helênico contava com 300 espartanos e mais 7000 de outras regiões, a batalha era de 50 persas para um grego em terra, no mar eram 1000 navios persas, sendo que a missão da frota persa era contornar as Termópilas e atacar Leônidas pela retaguarda. Do outro lado estava 200 navios gregos, só que ai entra um personagens que o filme não mostrou o Comandante Temístocles, considerado por muitos o cérebro por trás da estratégia de toda a batalha. 
Real vestimenta soldado espartano
Temístocles tinha vencido em Maratona, e sabia que os persas iriam querer vingança, ele estabeleceu que a batalha terrestre daria-se nas Termópilas, pois anulariam a vantagem numérica dos persas.

Xerxes sofre grandes perdas pelo mar, e em terra Leônidas aniquila 10.000 persas, isso no primeiro dia. No segundo dia Xerxes manda sua tropa de elite, Os Imortais, mais 10.000 soldados que são derrotados.


Como realmente eram os Imortais, escudo de vime  e lenço no rosto
No terceiro dia, Xerxes  envia mais 10.000 por um atalho nas colinas, para cercar os helênicos, Leônidas descobre que logo estará cercado, então  determina que a maioria dos soldados gregos retornem, ficando só os 300 de Esparta e mais 1000 Téspios, para tentar segurar os persas mais um pouco, sabendo que seriam mortos.

Como o oráculo de Delfos havia previsto, um Rei sacrificaria-se por um povo, e que a cidade de Atenas deveria ser evacuada pois cairia em chamas, os soldados que lutaram nas Termópilas tentaram frear ao máximo os persas, para dar tempo dos Helênicos fugirem e se reagruparem.
Com Leônidas e seu exército mortos, Xerxes marcha em direção a Atenas, 20 anos de planejamento os persas enfim tomam Atenas, más como a cidade estava abandonada, Xerxes ordena que a cidade seja queimada, em vingança a  Sardes, reduz a cinzas o grande berço da democracia.

Como pelo mar Temístocles venceu os persas, Xerxes se vê obrigado a retornar, fato que muitos consideram o declínio do império persa, o que encoraja os Hêlenicos a contra atacarem  e expulsarem o restante de persas da Grecia, unido as Pólis


Temístocles, após sair-se vitorioso, foi o grande injustiçado, pois como era também político, os demais políticos ficaram com medo de seu sucesso, e ele foi banido para o ostracismo, banimento político por dez anos, e seu nome pouco é mencionado em livros.

O trirreme grego, era um aríete marítimo
Agora vem o fato mais importante que poucos conseguiram compreender,  essa vitória garantiu que décadas a frente Felipe da Macedônia unesse o Estado Grego, e seu filho Alexandre conquistasse o mundo e espalhando a cultura helênica.

Cultura que moldou nosso mundo, pelas influencias grego/romanas, fato que não aconteceria caso Xerxes tivesse dominado a Grécia, pois num efeito dominó, a cultura helênica seria esquecida e a persa seria imposta, mudando o rumo de princípios como democracia, política, mitologia, leis, literatura, artes, filosofia, ou seja, a base da cultura ocidental, Aristóteles, Platão, Sócrates nunca chegariam até nós.
Arquitetura helênica, usada até hoje para fachadas imponentes
Casa Branca Estadunidense

6 comentários:

  1. Corrigindo... Xerxes era filho de Dario e Dario era filho de Ciro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,Cambises era fiho de Ciro,e Dario era genro de Cambises,ele só assumiu o imperior porque Cambises não tinha sucessor.Então,Dario não era fiho de Ciro e Xerxes era sucessor de Dario.

      Excluir
  2. outra correção onde se lê 2 bilhões seria o correto 2 milhões

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo :
    No Dia D foram 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses)que desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia.
    Nos dias seguintes depois de conquistadas as cabeças de ponte desembarcou o grosso da tropa somando um efetivo de quase 2 milhões !

    ResponderExcluir
  4. Coragem , otimismo , independência , autenticidade , honra , dever , paixão e respeito. Legado deixado pelos Espartanos e aliados , que passados 2500 anos , não conseguimos compreender e aplicar.

    ResponderExcluir